Sequência didática: Uma imagem vale mais do que mil palavras: a fotografia como recurso didático para as aulas de sociologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCorreia Júnior, Carlos Alberto Menezes-
Autor(es): dc.contributor.authorSpessatto, Marizete Bortolanza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-26T20:36:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-26T20:36:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-26-
identificador: dc.identifier.otherSequência didática: Uma imagem vale mais do que mil palavras: a fotografia como recurso didático para as aulas de sociologiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643376-
Resumo: dc.description.abstractA sequência didática: “Uma imagem vale mais do que mil palavras: a fotografia como recurso didático para as aulas de sociologia”, é um produto educacional, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica o ProfEPT, na instituição associada (IA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC. O material foi preparado com o objetivo de utilizar a fotografia como recurso metodológico para se ensinar o conceito de Trabalho nas aulas de Sociologia e disponibilizar para os professores, principalmente da área de Ciências Humanas, um recurso que possa ser utilizado de maneira parcial ou integral nas suas aulas. A produção é resultado da pesquisa de mestrado: “A Sociologia na formação dos jovens no Ensino Médio: Reflexões sobre o conceito de trabalho por meio da fotografia”, no período de 2019 a 2021. O referencial teórico estudado e a análise dos dados obtidos pela pesquisa nos apresentaram, entre outros aspectos, a carência de materiais específicos para essa disciplina curricular, e por isso, decidimos, considerando as importantes contribuições feitas pelos integrantes da banca de qualificação do projeto de pesquisa, propor a sequência didática. A mesma foi pensada, elaborada e aplicada pelo professor/pesquisador, em seis turmas de Ensino Médio de uma escola da Rede Pública, Estadual de Santa Catarina, no município de São José, Grande Florianópolis. O encarte do produto educacional, contém os planos de aulas, a descrição das atividades desenvolvidas, os links de todas as fotografias apresentadas aos estudantes, bem como de todos os textos, filmes e demais materiais utilizados. Como produção final, tivemos uma mostra fotográfica realizada com as fotografias tiradas pelos estudantes, a mesma ficou exposta no pátio da escola e foi publicizada nas redes sociais da instituição.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFotografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhopt_BR
Título: dc.titleSequência didática: Uma imagem vale mais do que mil palavras: a fotografia como recurso didático para as aulas de sociologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons