Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Correia Júnior, Carlos Alberto Menezes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Spessatto, Marizete Bortolanza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-26T20:36:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-26T20:36:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência didática: Uma imagem vale mais do que mil palavras: a fotografia como recurso didático para as aulas de sociologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643376 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A sequência didática: “Uma imagem vale mais do que mil palavras: a fotografia como recurso didático para as aulas de sociologia”, é um produto educacional, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica o ProfEPT, na instituição associada (IA) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC. O material foi preparado com o objetivo de utilizar a fotografia como recurso metodológico para se ensinar o conceito de Trabalho nas aulas de Sociologia e disponibilizar para os professores, principalmente da área de Ciências Humanas, um recurso que possa ser utilizado de maneira parcial ou integral nas suas aulas. A produção é resultado da pesquisa de mestrado: “A Sociologia na formação dos jovens no Ensino Médio: Reflexões sobre o conceito de trabalho por meio da fotografia”, no período de 2019 a 2021. O referencial teórico estudado e a análise dos dados obtidos pela pesquisa nos apresentaram, entre outros aspectos, a carência de materiais específicos para essa disciplina curricular, e por isso, decidimos, considerando as importantes contribuições feitas pelos integrantes da banca de qualificação do projeto de pesquisa, propor a sequência didática. A mesma foi pensada, elaborada e aplicada pelo professor/pesquisador, em seis turmas de Ensino Médio de uma escola da Rede Pública, Estadual de Santa Catarina, no município de São José, Grande Florianópolis. O encarte do produto educacional, contém os planos de aulas, a descrição das atividades desenvolvidas, os links de todas as fotografias apresentadas aos estudantes, bem como de todos os textos, filmes e demais materiais utilizados. Como produção final, tivemos uma mostra fotográfica realizada com as fotografias tiradas pelos estudantes, a mesma ficou exposta no pátio da escola e foi publicizada nas redes sociais da instituição. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática: Uma imagem vale mais do que mil palavras: a fotografia como recurso didático para as aulas de sociologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Encarte Carlos versão final.pdf | 15,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643376/2/Encarte Carlos versão final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons