Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Chicó, Luciana Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-23T23:31:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-23T23:31:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado em sociologia UFCG - LUCIANA R. CHICÓ | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643338 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho analisa as ações e os projetos educacionais realizados internos e externos pela escola Estelita Timóteo, localizada no município de Toritama, no tocante a prática do trabalho de crianças e adolescentes no processo produtivo local. A escolha da referida escola como locus de investigação se deu devido ao trabalho que exerço como professora nesse local e constatar a naturalização do uso da força de crianças e adolescentes na produção e comercialização das mercadorias no município. No percurso teórico buscou-se compreender a constituição histórica do modelo econômico local, a inserção precoce de crianças e adolescentes no mundo do trabalho, o papel da instituição educacional na sociedade moderna e sua contribuição social junto à comunidade local. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se fez desenvolver através de estudos bibliográficos, documental e de entrevistas semiestruturada. A cidade mencionada, desde as origens tem sua história atrelada a um modelo de desenvolvimento econômico baseado na informalidade e no trabalho em domicílio. O modelo produtivo desenvolvido surge como alternativa a sobrevivência, com destaque a presença feminina figurando as vendas das mercadorias porta a porta e nas feiras livres. Decorrente da forma como se organizou a economia a população atualmente tornou-se conhecida nacionalmente e pertence ao polo de confecções do agreste pernambucano, com forte expressão entre as cidades em seu entorno, sendo caracterizada como a cidade do trabalho com a presença de todos os membros da família na produção de mercadorias relativa a confecções. Como uma questão cultural a população produz e reproduz certas práticas que ao longo do período histórico tornaram-se questionáveis pela sociedade civil e pelo poder público, como o trabalho de crianças e adolescentes. Em meio ao exposto se faz necessário conhecer as ações desenvolvidas pela escola no enfrentamento do problema. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Informalidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho de Crianças e Adolescentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Direito Social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | A ESCOLA ESTELITA TIMÓTEO NO ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTO JUVENIL NO MUNICÍPIO DE TORITAMA-PE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertação de luciana final nov 21.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643338/2/dissertação de luciana final nov 21.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons