Icó/CE, a cidade e o patrimônio cultural: da trajetória do tombamento às estratégias de mediação em educação

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, ANTONIO JOSÉ LIMA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-23T17:09:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-23T17:09:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherIcó/CE, a cidade e o patrimônio cultural: da trajetória do tombamento às estratégias de mediação em educaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643336-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como objeto a educação patrimonial. A demarcação espacial é a cidade de Icó, interior do Estado do Ceará. O estudo se insere na linha de pesquisa Saberes históricos em diferentes espaços de memória. Aborda a educação patrimonial como temática relacionada ao ensino de História. O objetivo foi investigar a trajetória do processo de patrimonialização que culminou com o tombamento do conjunto arquitetônico e urbanístico como patrimônio cultural, as ações preservacionistas e os conflitos decorrentes desse fato, considerando as estratégias em educação patrimonial e o papel dos professores no contexto. Aborda conceitos como patrimônio, memória, monumento e documento histórico. É uma pesquisa de natureza básica, com objetivo exploratório a partir de questões sobre o objeto. Foram utilizados procedimentos de pesquisa documental, levantamento de dados e análise bibliográfica. Serviram de fontes de pesquisa o patrimônio cultural, documentos do processo de tombamento, legislação, materiais informativos, formativos e bibliográficos. Na realização do estudo, compreendemos o contexto em que ocorreu o processo de patrimonialização e as estratégias utilizadas para sensibilização da população em relação à preservação do patrimônio. Analisamos as relações de conflito em torno da proposta, as ações e materiais produzidos e o papel dos professores como mediadores, perpassando por um levantamento sobre sua formação inicial. Com base nos resultados que nos apontam a necessidade para superação de conflitos e para a possibilidade da população se tornar protagonista nas ações de preservação, construímos uma proposta para o trabalho de mediação em educação patrimonial para professores e demais interessados, a partir de estratégias didáticas em formato de oficinas.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Educação patrimonial. Patrimônio Cultural. Memória. Profhistória.pt_BR
Título: dc.titleIcó/CE, a cidade e o patrimônio cultural: da trajetória do tombamento às estratégias de mediação em educaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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