Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COLUSSI, Luiz Antonio da Fontoura | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ORTIS, Iza Reis Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-23T22:57:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-23T22:57:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Luiz Colussi | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643333 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente livro tem por escopo realizar uma análise geral da fase empírica sobre os encontros virtuais realizados com os sujeitos da pesquisa que possui o mesmo título deste artigo. Aborda-se sinteticamente os referenciais teóricos e categorias analíticas marxistas, utilizados como fundamentos para efetuar as reflexões sobre as imbricações entre Mundo do Trabalho, Juventudes, Educação Profissional e Tecnológica, almejando lançar “olhares sociológicos” para contribuir com possíveis trilhas para Projetos de Vida, em razão da inclusão desta temática na nova Reforma do Ensino Médio. Além de ser uma das dez competências pretendidas pelas Bases Nacionais Comum Curriculares, Projeto de Vida encontra-se em fase de estudos e pesquisas, já sendo inclusive disciplina escolar (ou protótipo dela) dentro de grades curriculares de algumas escolas de Ensino Médio do Brasil. Com base nos fundamentos e pressupostos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, esta investigação pretendeu aprofundar os sentidos atribuídos pelas juventudes ao mundo do trabalho e, em que medida, estes afetam seus Projetos de Vida. Foram realizados seis encontros (virtuais) com base nas metodologias ativas Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Experiencial, cujas produções dos sujeitos estão aqui enfatizadas. A pesquisa resultou na construção de um Produto Educacional, um e-book, que a aprofunda as dimensões teórica e prática da investigação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 19mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | mundo do trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | juventudes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológca | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | projetos de vida | pt_BR |
Título: dc.title | Olhares sociológicos acerca dos olhares dos jovens da EPT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Teorias e Práticas do Ensino e da Aprendizagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL LUIZ COLUSSI.pdf | 19,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643333/2/PRODUTO EDUCACIONAL LUIZ COLUSSI.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons