Jogos interventivos no desenvolvimento ético-moral em alunos da educação básica

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Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSampaio, Cássia Fernanda Segantini-
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Antonio Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-23T18:03:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-23T18:03:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-16-
identificador: dc.identifier.otherJogos Interventivospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643325-
Resumo: dc.description.abstractO produto desta pesquisa foi a criação de uma caixa contendo quatro jogos, os quais foram intitulados “Jogos interventivos no desenvolvimento moral em alunos da Educação Básica’’. A caixa de jogos proposta será utilizada como um dos recursos pedagógicos para os professores e como material para os alunos da educação básica, no desenvolvimento moral de crianças e adolescentes. Os jogos poderão ser usados por professores, pais, educadores em geral que tenham como objetivo provocar reflexões para o desenvolvimento moral nos educandos. Espera-se com esses jogos apoiar ações na construção da moralidade. Esta caixa é formada por dois jogos adaptados, sendo que os originais foram apresentados no Seminário “Ética, moral e afetividade no cotidiano escolar”, promovido pelo laboratório de psicologia genética daUnicamp (TOGNETTA, 2003 e 2009) e dois jogos foram elaborados pela autora do trabalho. A ferramenta traz orientações metodológicas ao educador para que se tenha melhores resultados em sua utilização. Os jogos interventivos propostos podem ser utilizados por diferentes faixas etárias, considerando as adequações necessárias. A caixa de jogos deverá ser usada de maneira refletida do porquê trabalhar (ou não) essa estratégia, procedimento ou forma e que não se limite atrabalhar apenas como aplicação dos estudos em prática devido a autoridade que o professor exerce. Esse produto deve ser visto como oportunidade e apoio para que as crianças possam exercitar o diálogo, a empatia, a resolução dos conflitos, reconhecimento de suas emoções e a dos outros com capacidade para lidar com elas. Vale ressaltar que, apesar do material propor interação entre os pares, este não dispensa a presença do professor, considerando que ele é o mediador no desenvolvimento moral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,17 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectdiálogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectreflexãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcooperaçãopt_BR
Título: dc.titleJogos interventivos no desenvolvimento ético-moral em alunos da educação básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Básica - Ensino Fundamentalpt_BR
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