Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sampaio, Cássia Fernanda Segantini | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Antonio Francisco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-23T18:03:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-23T18:03:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jogos Interventivos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643325 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto desta pesquisa foi a criação de uma caixa contendo quatro jogos, os quais foram intitulados “Jogos interventivos no desenvolvimento moral em alunos da Educação Básica’’. A caixa de jogos proposta será utilizada como um dos recursos pedagógicos para os professores e como material para os alunos da educação básica, no desenvolvimento moral de crianças e adolescentes. Os jogos poderão ser usados por professores, pais, educadores em geral que tenham como objetivo provocar reflexões para o desenvolvimento moral nos educandos. Espera-se com esses jogos apoiar ações na construção da moralidade. Esta caixa é formada por dois jogos adaptados, sendo que os originais foram apresentados no Seminário “Ética, moral e afetividade no cotidiano escolar”, promovido pelo laboratório de psicologia genética daUnicamp (TOGNETTA, 2003 e 2009) e dois jogos foram elaborados pela autora do trabalho. A ferramenta traz orientações metodológicas ao educador para que se tenha melhores resultados em sua utilização. Os jogos interventivos propostos podem ser utilizados por diferentes faixas etárias, considerando as adequações necessárias. A caixa de jogos deverá ser usada de maneira refletida do porquê trabalhar (ou não) essa estratégia, procedimento ou forma e que não se limite atrabalhar apenas como aplicação dos estudos em prática devido a autoridade que o professor exerce. Esse produto deve ser visto como oportunidade e apoio para que as crianças possam exercitar o diálogo, a empatia, a resolução dos conflitos, reconhecimento de suas emoções e a dos outros com capacidade para lidar com elas. Vale ressaltar que, apesar do material propor interação entre os pares, este não dispensa a presença do professor, considerando que ele é o mediador no desenvolvimento moral. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,17 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | diálogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | reflexão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cooperação | pt_BR |
Título: dc.title | Jogos interventivos no desenvolvimento ético-moral em alunos da educação básica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Básica - Ensino Fundamental | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Jogos Interventivos.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643325/2/Jogos Interventivos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons