Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | JÚNIOR, JOSÉ FERREIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-23T17:27:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-23T17:27:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | LAMPIÃO, UM _DESCONHECIDO_ EM SEU LUGAR DE ORIGEM_ A INVISIBILIDADE HISTÓRIA LAMPIÔNICA NO ENSINO DE HISTÓRIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM SERRA TALHADA - PE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643324 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa foi estabelecer discussão acerca da invisibilidade desfrutada por Lampião no Ensino de História, em escolas da rede municipal de ensino da cidade de Serra Talhada, Pernambuco. Possuindo uma abordagem de cunho qualitativo, problematizou o fato de à pessoa de Lampião, quando da ministração de Ensino de História Local, nenhuma menção ser feita, ficando destinada sua lembrança às apresentações folclóricas promovidas pelas escolas locais. Referente às fontes, foram utilizados bibliografia de autores acadêmicos e não acadêmicos, reportagens de jornais, documentos oficiais e não oficiais. Estabelecido foi o recorte temporal de meados da década mil novecentos e oitenta até aos dias atuais. Enquanto proposição para o Ensino de História Local, referente a Lampião, propôs diálogo entre a História e a Literatura de Cordel, apresentou, como ferramenta didática, cordéis relacionados a Lampião e à sua prática cangaceira. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Lampião, Invisibilidade, Literatura de Cordel; Profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | LAMPIÃO, UM “DESCONHECIDO” EM SEU LUGAR DE ORIGEM: A INVISIBILIDADE HISTÓRICA LAMPIÔNICA NO ENSINO DE HISTÓRIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL, EM SERRA TALHADA – PE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons