Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GONÇALVES, JOSÉ ADAUTO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-23T17:14:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-23T17:14:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | IMAGENS DE DEBRET NO ENSINO DE HISTÓRIA: O OLHAR COLONIAL E A PRESENÇA NEGRA NO RIO DE JANEIRO OITOCENTISTA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643323 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As pinturas são importantes fontes para o estudo do passado. Por sua capacidade de dialogar com o mundo subjetivo do artista, com o contexto histórico de um período, elas instigam reflexões sobre questões sensíveis do passado. Partindo desses pressupostos, buscou-se discorrer sobre a produção iconográfica do artista Jean-Baptiste Debret (1768-1848) que chegou ao Brasil em 1816 a serviço da recém-chegada corte portuguesa. Optou-se por estudar as gravuras sobre os negros e escravizados que estão presentes no segundo tomo do seu livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil (1982). A metodologia adotada foi à pesquisa bibliográfica para a análise da formação do olhar colonial, de seus discursos em torno da raça e da civilização, das sociabilidades e dos saberes negros na cidade do Rio de Janeiro, objetivando a melhor compreensão da produção iconográfica do artista francês, de modo a fornecer subsídios para o professor de História trabalhar criticamente com as imagens de Debret em sala de aula. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Debret; Olhar colonial; presença negra; Profhistória. | pt_BR |
Título: dc.title | IMAGENS DE DEBRET NO ENSINO DE HISTÓRIA: o olhar colonial e a Presença Negra no Rio de Janeiro oitocentista. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons