CORPO E ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE O USO DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS EM SALA DE AULA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, MARIA VANESSA CAMPOS DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-23T15:44:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-23T15:44:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherCORPO E ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE O USO DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS EM SALA DE AULApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643320-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa é fruto da minha atuação como professora de História da Educação Básica, onde venho desenvolvendo há alguns anos, de modo contínuo, ações e reflexões sobre a importância do corpo na relação ensino-aprendizagem. As reflexões aqui propostas têm como base as oficinas pedagógicas que tenho realizado a cada bimestre em todas as minhas turmas. Tais oficinas, cuja metodologia se dá a partir do uso de linguagens artísticas que envolvem diretamente o corpo - sketches, jornais televisivos, cinema mudo, talk shows, musicais, clipes musicais -, trazem para os estudantes o desafio de pensar os conteúdos históricos a partir de suas existências corporais. O corpo, ao longo do processo histórico de colonização e constituição da modernidade, foi paulatinamente colocado à margem dos espaços pedagógicos e dos processos de constituição de saberes, deslegitimado enquanto produtor de conhecimento. Refletir sobre o engajamento do corpo nos processos de ensino-aprendizagem é, portanto, refletir sobre as possibilidades efetivas da constituição de uma consciência crítica, de uma pedagogia engajada, decolonial e de uma aprendizagem significativa. Através de uma análise detalhada sobre a relação entre corpo e Ensino de História, pretendemos oferecer novas perspectivas práticas para a transformação da sala de aula em um espaço educativo para a prática da liberdade, do afeto e da consciência crítica.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Corpo. Produção de Presença. Consciência Crítica. Profhistória.pt_BR
Título: dc.titleCORPO E ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE O USO DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS EM SALA DE AULApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons