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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, MARIA VANESSA CAMPOS DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-23T15:44:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-23T15:44:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | CORPO E ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE O USO DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS EM SALA DE AULA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643320 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa é fruto da minha atuação como professora de História da Educação Básica, onde venho desenvolvendo há alguns anos, de modo contínuo, ações e reflexões sobre a importância do corpo na relação ensino-aprendizagem. As reflexões aqui propostas têm como base as oficinas pedagógicas que tenho realizado a cada bimestre em todas as minhas turmas. Tais oficinas, cuja metodologia se dá a partir do uso de linguagens artísticas que envolvem diretamente o corpo - sketches, jornais televisivos, cinema mudo, talk shows, musicais, clipes musicais -, trazem para os estudantes o desafio de pensar os conteúdos históricos a partir de suas existências corporais. O corpo, ao longo do processo histórico de colonização e constituição da modernidade, foi paulatinamente colocado à margem dos espaços pedagógicos e dos processos de constituição de saberes, deslegitimado enquanto produtor de conhecimento. Refletir sobre o engajamento do corpo nos processos de ensino-aprendizagem é, portanto, refletir sobre as possibilidades efetivas da constituição de uma consciência crítica, de uma pedagogia engajada, decolonial e de uma aprendizagem significativa. Através de uma análise detalhada sobre a relação entre corpo e Ensino de História, pretendemos oferecer novas perspectivas práticas para a transformação da sala de aula em um espaço educativo para a prática da liberdade, do afeto e da consciência crítica. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Corpo. Produção de Presença. Consciência Crítica. Profhistória. | pt_BR |
Título: dc.title | CORPO E ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE O USO DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS EM SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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