
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma | 
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR | 
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, MARIA VANESSA CAMPOS DE | - | 
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-23T15:44:43Z | - | 
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-23T15:44:43Z | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - | 
| identificador: dc.identifier.other | CORPO E ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE O USO DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS EM SALA DE AULA | pt_BR | 
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643320 | - | 
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa é fruto da minha atuação como professora de História da Educação Básica, onde venho desenvolvendo há alguns anos, de modo contínuo, ações e reflexões sobre a importância do corpo na relação ensino-aprendizagem. As reflexões aqui propostas têm como base as oficinas pedagógicas que tenho realizado a cada bimestre em todas as minhas turmas. Tais oficinas, cuja metodologia se dá a partir do uso de linguagens artísticas que envolvem diretamente o corpo - sketches, jornais televisivos, cinema mudo, talk shows, musicais, clipes musicais -, trazem para os estudantes o desafio de pensar os conteúdos históricos a partir de suas existências corporais. O corpo, ao longo do processo histórico de colonização e constituição da modernidade, foi paulatinamente colocado à margem dos espaços pedagógicos e dos processos de constituição de saberes, deslegitimado enquanto produtor de conhecimento. Refletir sobre o engajamento do corpo nos processos de ensino-aprendizagem é, portanto, refletir sobre as possibilidades efetivas da constituição de uma consciência crítica, de uma pedagogia engajada, decolonial e de uma aprendizagem significativa. Através de uma análise detalhada sobre a relação entre corpo e Ensino de História, pretendemos oferecer novas perspectivas práticas para a transformação da sala de aula em um espaço educativo para a prática da liberdade, do afeto e da consciência crítica. | pt_BR | 
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * | 
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * | 
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Corpo. Produção de Presença. Consciência Crítica. Profhistória. | pt_BR | 
| Título: dc.title | CORPO E ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE O USO DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS EM SALA DE AULA | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR | 
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR | 
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
        Licença Creative Commons