EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSIVA: Material voltado para a formação docente na perspectiva inclusiva

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Autor(es): dc.contributor.authorHarami, Fabiana-
Autor(es): dc.contributor.authorFaria, Elisabeth-
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves Jr, Marcos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-23T14:18:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-23T14:18:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-
identificador: dc.identifier.otherEbook_Educação Profissional Inclusiva-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643319-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de e-book foi desenvolvido a partir da dissertação intitulada “Inclusão na Educação Profissional: um estudo de caso sobre a formação docente para atuar com alunos com deficiência”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás – PPGEEB/CEPAE/UFG. O objetivo da pesquisa foi investigar o trabalho pedagógico dos professores da educação profissional em relação à inclusão de alunos com deficiência em cursos profissionais de nível técnico. A partir da pergunta investigativa: Como são os dizeres e as ações dos professores de educação profissional diante da inclusão de alunos com deficiência nos cursos de nível técnico? Foi realizado um estudo de caso com oito docentes que atuam na rede pública e privada de educação profissional em Goiás, representados pelas instituições: IFG, ITEGO/Pronatec, SENAC e SENAI. A fundamentação teórica baseou-se, principalmente, em TARDIF (2014), MANTOAN (2015), ORRÚ (2017), FREIRE (2015) e SAVIANI (2008). Inicialmente foi aplicado um questionário online seguido de um grupo focal (webconferência) para aprofundar as discussões sobre formação docente e educação inclusiva, utilizando uma abordagem qualitativa fundamentada em BARDIN (2016), TRIVIÑOS (1987) e BOGDAN & BIKLEN (1994). Como resultado, a pesquisa identificou que a maioria dos participantes reconhecem que não estão preparados para atender com qualidade os alunos com deficiência, seja decorrente da falta de preparo específico, formação pedagógica, sobrecarga emocional ou falta de apoio da instituição, que nem sempre oferece condições adequadas para receber esses alunos e acompanhar o trabalho docente. Assim, a partir das necessidades identificadas foi elaborado como produto educacional, um livro no formato de e-book, intitulado Educação Profissional Inclusiva, o qual aborda os tipos de deficiências, legislações e sugestões de materiais para aprofundar as reflexões sobre a temática.-
Tamanho: dc.format.extent1,05 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional-
Palavras-chave: dc.subjectformação docente-
Palavras-chave: dc.subjecteducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência-
Título: dc.titleEDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSIVA: Material voltado para a formação docente na perspectiva inclusiva-
Tipo de arquivo: dc.typeimagem-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Vinculação:: dc.uab.SNuab-
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