APRENDENDO GEOMETRIA POR MEIO DE RELEITURAS DE OBRAS DE ARTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional de Blumenau-
Autor(es): dc.contributor.authorDaniel, Bruna-
Autor(es): dc.contributor.authorBaier, Tânia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-19T17:00:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-19T17:00:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Educacional Bruna 2021_0911 com Licença-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643274-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado da dissertação de Bruna Daniel, intitulada “Releitura de obras de arte para o ensino da geometria no sexto ano do ensino fundamental”, orientada pela Drª Tânia Baier, pertencente à linha de pesquisa Mídias e Tecnologias em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Gradução em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau (FURB), disponível na Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB. Este produto é classificado como uma proposta de ensino, contendo uma série de atividades e orientações que permitem a sua implementação por qualquer professor que deseja ensinar conteúdos matemáticos a partir da apreciação de obras de artistas brasileiros. Neste produto educacional apresenta-se um conjunto de atividades didáticas, fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Paul Ausubel. Segundo esta teoria, as informações já existentes na estrutura cognitiva servem de subsunçores para as novas informações, realizando um processo de ancoragem, o que aperfeiçoa os conhecimentos iniciais. Assim, os subsunçores são conhecimentos prévios especificamente relevantes para a aprendizagem de outros conhecimentos. Esse subsunçor não precisa ser necessariamente um conceito, pode ser um modelo ou uma representação. No processo de interação dos conhecimentos prévios com os novos conhecimentos, importante ressaltar que ocorre de maneira não literal e não arbitrária, assim, o próprio subsunçor pode ganhar novos significados. Ou seja, o subsunçor é dinâmico e não estático. Não literal significa não ao pé da letra, não memorizado e internalizado nos mesmos termos, e não arbitrária significa não se relacionar com qualquer conhecimento, mas com algum conhecimento que seja relevante ao aprendiz naquele momento (MOREIRA, 2011). Além dos conhecimentos prévios adequados, as condições para uma Aprendizagem Significativa são: o material de aprendizagem deve ser potencialmente significativo e o aprendiz deve apresentar uma predisposição para aprender. Sendo assim, o material é potencialmente significativo quando: o estudante consegue fazer uma relação dos conhecimentos prévios com o conhecimento novo a ser adquirido de forma não arbitrária e não literal. Ressaltando que o significado é atribuído pelas pessoas e não está no material, ou seja, quem atribui significado ou não ao material é o estudante. A segunda condição diz respeito ao educando querer relacionar os seus conhecimentos prévios com os novos conhecimentos, ou seja, a aprendizagem significativa demanda a predisposição para aprender, o estudante deve se predispor a relacionar interativamente os novos conhecimentos à sua estrutura cognitiva (MOREIRA, 2011). Na dissertação estão apresentadas reflexões de pesquisadores sobre as relações entre matemática e arte, recomendações da legislação educacional brasileira e uma breve história da arte brasileira focando obras criadas contendo temas de geometria. Espera-se com essa leitura contribuir para o ensino de conteúdos matemáticos sugerindo uma alternativa pedagógica que envolve releituras de obras de artistas brasileiros, valorizando a cultura de nosso país, estimulando a criatividade.-
Tamanho: dc.format.extent3,941 kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Título: dc.titleAPRENDENDO GEOMETRIA POR MEIO DE RELEITURAS DE OBRAS DE ARTE-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons