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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, CARLOS CESAR PEREIRA DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-22T18:44:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-22T18:44:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | A LEI N° 10.639/2003 E A HISTÓRIA ENSINADA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA DA E.E.M. DONA ANTÔNIA LINDALVA DE MORAIS EM MILAGRES-CE (1996/2018) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643254 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa trata sobre a questão da inclusão das práticas de educação antirracista no cotidiano da sala de aula como efeito da Lei n° 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações-étnico Raciais que instituíram a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afro brasileira nos currículos escolares, principalmente no ensino de História. Tendo como questões centrais: Como a Lei n° 10.639/2003 pode desencadear um processo de resistência contra o racismo no cotidiano da sala de aula? De que maneira a escola pública de Milagres, município do sul do Estado do Ceará, reflete o racismo estrutural da sociedade brasileira? De que maneira o ensino de História efetivado no cotidiano da sala de aula em Milagres proporciona aos estudantes negros um reconhecimento de suas identidades afro-brasileiras neste município? O objetivo geral foi compreender como ocorreu a inserção dos estudantes negros no ensino público no período de 1996 a 2020, tomando como base a Lei n° 9394/1996, a Lei n° 10639/2003, o Parecer CNE/CP n.º 3, de 10 de março de 2004 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais bem como os desdobramentos desses dispositivos legais no cotidiano do estudante negro, elegendo como espaço de referência o caso do município de Milagres-CE e da E.E.M. Dona Antônia Lindalva de Morais. Nossa base principal base teórica foram os estudo de Achille Mbembe sobre o racismo na sociedade ocidental, Nilma Lino Gomes sobre as lutas do Movimento Negro no Brasil e a emergência de uma pedagogia da diversidade e também Sílvio Luiz Almeida e suas análises nobre o racismo estrutural no Brasil. Utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa, pois nossas reflexões se fundamentaram em grande parte na experiência de sala de aula da escola pública milagrense e das lutas pela efetivação da Lei n° 10.639/2003 em Milagres. O resultado dessa pesquisa foi concluirmos que a escola precisa sistematizar práticas de educação étnico-racial para problematizar o racismo institucional, a necropolítica, o racismo estrutural e a pedagogia das competências, tornando-se assim uma escola antirracista. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista; Lei n° 10.639/2003; Ensino de história. Profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | A LEI N° 10.639/2003 E A HISTÓRIA ENSINADA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA DA E.E.M. DONA ANTÔNIA LINDALVA DE MORAIS EM MILAGRES-CE (1996/2018) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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