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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Albuquerque, Fellipe Eloy Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Otávio Silva Rossetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-19T17:47:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-19T17:47:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Romântico, Demasiado Romântico Conversas sobre os Resquícios do Romantismo no Cotidiano Escolar | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643249 | - |
Resumo: dc.description.abstract | De modo geral, pode-se dizer que a comunidade da EMEF Professora Maria Aparecida Rodrigues Cintra é romântica, assim como a civilização brasileira. Existem resquícios do Romantismo em quase tudo o que é feito, pensado e desejado lá e no Brasil. O Romantismo não foi só um período que influenciou muito a música e a literatura e pouco a arquitetura e a escultura, foi um período marcado pela efervescência filosófica. O título também reflete a linha editorial da obra, que se inicia com um texto no formato de manifesto enfatizando o caráter não-moderno da sociedade, seguido por um outro que dialoga com os escritos de Arthur Schopenhauer, que consideramos, o menos romântico dentre os românticos e termina com um diálogo em pseudo-aforismos ─ “Humano, demasiado humano” (1878) foi um livro escrito a partir de aforismos, que igualmente a nossa proposta, crítica ou desconsidera a arte romântica. Esse primeiro texto busca introduzir o pensamento pessimista de Schopenhauer, que pode ser associado com o confinamento e as perdas resultantes da pandemia do COVID-19, assim como o contexto escolar. Nessa primeira parte também está incluso um texto revisado/atualizado de minha autoria (Fellipe Eloy), publicado anteriormente no formato de artigo pela Revista Palíndromo, com o título: Heranças do Romantismo na Arte Contemporânea: a representação subjetiva e a arte conceitual na produção artística atual (ALBUQUERQUE, 2014). Essa inclusão visa reforçar o modo como a arte contemporânea e as artes brasileiras em geral estão repletas de resquícios e heranças do Romantismo, o que torna impossível desgrudar certas noções do imaginário e consequentemente da aula de Arte (prática docente). A Segunda Parte reúne um texto curto, de caráter introdutório, seguido por quatro poemas de autoria do estudante Otávio (Mc Roo7), duas crônicas e dois poemas do professor Fellipe Eloy . Logo em seguida, o livro apresenta um conjunto de pseudo-aforismos listados junto a uma entrevista no formato de bate e volta, com o título Aforismo em diálogo, onde é discutido e são feitas conexões entre os poemas do Otávio Silva Rossetti Cardoso (Mc Roo7) e o pensamento crítico sobre as heranças do romantismo para nossa sociedade/convívio escolar, apresentadas no segundo texto da obra: Heranças do Romantismo na Arte Contemporânea. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 10113 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resquícios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Romantismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Demasiado Romântico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano Escolar | - |
Título: dc.title | Romântico, Demasiado Romântico: Conversas sobre os Resquícios do Romantismo no Cotidiano Escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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