Qualidade da água doméstica como tema para o ensino de processos de separação de misturas no Ensino Fundamental: Aproximações com a perspectiva CTS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorReis Júnior, Nixon José da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorRabelo Pessoa, Wilton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-18T23:10:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-18T23:10:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643248-
Resumo: dc.description.abstractNo contexto amazônico atual a prática do ensino de Ciências que consiga propiciar um ambiente à formação cidadã ainda precisa avançar. Dai nasce à necessidade dos professores buscarem a elaboração de materiais e produtos didáticos que estimulem a compreensão dos problemas socioambientais de suas comunidades. Incentivando o aluno na participação em discussões relacionadas, por exemplo, a problemas de saneamento básico, distribuição de água encanada, utilização e tarifa de energia elétrica e criminalidade. Participando de processos de construção de alternativas para as problemáticas, utilizando os conhecimentos científicos e tecnológicos como instrumentos para tomada de atitude. A partir dessa visão é utilizada nesse produto didático, a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) como estrutura teórica para elaboração desse material, por meio de temática local (não excluindo adaptações para outras realidades comunitárias). O material visa contribuir diretamente para os professores de Ciências da Região Metropolitana de Belém que procuram fazer uma contextualização problematizada das questões relacionadas à água consumida nas residências, criando um ambiente onde o aluno possa ter uma postura ativa na tomada de decisão.-
Tamanho: dc.format.extent4.591 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectformação cidadã-
Palavras-chave: dc.subjectseparação de misturas-
Palavras-chave: dc.subjectCTS-
Título: dc.titleQualidade da água doméstica como tema para o ensino de processos de separação de misturas no Ensino Fundamental: Aproximações com a perspectiva CTS-
Tipo de arquivo: dc.typeimagem-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática-
Aparece nas coleções:Ensino