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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federai de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, DAIANA DA ROSA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VALER, SALETE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-17T22:49:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-17T22:49:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartilha : Ingresso - Permanência - Sucesso - Progressão no Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643240 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a criação dos Institutos Federais pela lei no 11.892/2008 apresentou entre seus objetivos a melhoria dos Estados brasileiros por meio da ampliação do número de cursos e matrículas ofertadas. Inserido nesse projeto educativo, este produto educacional, cartilha, Ingresso - Permanência - Sucesso - Progressão no Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, tem por objetivo apresentar aos gestores da EPT e, especialmente, aos profissionais envolvidos no processo de ingresso, ações que podem ser qualificadas na prática da gestão da EPT. Em termos metodológicos, a cartilha faz parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado de cunho qualitativo, tendo como modalidade principal o estudo de caso, intitulada Processo de Ingresso do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho no Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC): um estudo sobre a relação acesso - permanência - sucesso - progressão inserida no Programa de Pós-Graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Os resultados da pesquisa apontaram que há diversos fatores dificultando o ingresso e a permanência de trabalhadores-estudantes no processo de ensino-aprendizagem da educação profissional, entre as quais estão: dificuldade de acesso e uso das tecnologias da informação; problemas de manuseio e compreensão do site institucional; desconhecimento do perfil profissional e das questões pedagógicas teóricas e práticas para a formação do estudante, conforme o projeto pedagógico; dificuldade para acompanhar o conteúdo das aulas; conflito de horário, distância e questões financeiras. Conclui-se que, partindo-se dos resultados encontrados e das ações propostas pelos sujeitos da pesquisa e pelas investigadoras, estratégias diversas podem ser promovidas institucionalmente para qualificar o acesso do trabalhador-estudante ao ensino público de qualidade, garantindo-lhe a permanência, o sucesso e a progressão ao trabalho e aos estudos. ISBN 978-65-88663-30-1 | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | EPT | - |
Palavras-chave: dc.subject | PROFEPT | - |
Palavras-chave: dc.subject | CARTILHA | - |
Palavras-chave: dc.subject | PRODUTO EDUCACIONAL | - |
Palavras-chave: dc.subject | CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE | - |
Palavras-chave: dc.subject | GESTORES | - |
Título: dc.title | Cartilha : Ingresso - Permanência - Sucesso - Progressão no Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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DAIANA2 COM ISBN.pdf | 7,99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643240/5/DAIANA2 COM ISBN.pdfDownload |
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