Oficina: Cultura da paz se faz no dia a dia

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Rafaela Reinaldo-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Marcos Antônio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-17T17:36:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-17T17:36:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-31-
identificador: dc.identifier.otherCULTURADAPAZ SEFAZNO DIA A DIA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643209-
Resumo: dc.description.abstractA Oficina “Cultura da paz se faz no dia a dia” consiste no produto educacional fruto da pesquisa de mestrado intitulada “Educação para a paz nas escolas como processo de efetivação dos direitos humanos e redução da violência no ambiente escolar”, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) – Polo Campus Mossoró do IFRN, sendo um dos requisitos básicos do referido mestrado. Este produto educacional visa instrumentalizar professores que pretendem desenvolver atividades relacionadas à violência escolar na perspectiva de uma educação voltada para a cultura da paz, como um caminho à efetivação dos direitos humanos. O produto educacional em tela está fundamentado na aprendizagem dialógica, crítica e emancipatória que, a partir de uma abordagem transdisciplinar, promove a formação de docentes para a mediação de situações conflituosas no âmbito das relações escolares, especialmente no que tange às relações professor-aluno e dos alunos entre si. O conteúdo da Oficina apoia-se no pensamento progressista, libertador e crítico-social, como instrumento para a mudança social e política. Assim, a análise do cultivo da cultura da paz faz-se a partir de uma visão progressista, que analisa, de forma crítica, as realidades sociais, sendo a educação o caminho que possibilita a compreensão da realidade histórico-social e que, ao mesmo tempo, favorece à compreensão do papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Assim, a escola apresenta-se como uma alternativa de destaque para a promoção da transformação social que almeja uma sociedade mais humanizada. A organização curricular desta Oficina considera a necessidade de provocar reflexões e desenvolver habilidades, atitudes e valores que complementem a formação docente no que se refere à uma educação voltada para a paz e para a dignidade do ser humano, através da resolução não-violenta dos conflitos, como forma de reduzir a violência no ambiente escolar. Para isso, a Oficina está configurada em quatro momentos que correspondem aos conhecimentos teóricos conceituais, procedimentais e atitudinais, quanto à implantação de uma cultura de paz na escola. Espera-se que esta Oficina Pedagógica auxilie os docentes a trabalharem na busca da implementação de uma cultura de paz na escola, através do estudo de temas importantes e da resolução não-violenta dos conflitos. Deseja-se que cada docente, independentemente da sua formação acadêmica e atuação escolar, venha a ser um multiplicador dos princípios dos direitos humanos e do respeito às diferenças nos espaços onde atuam, colaborando com a construção de uma sociedade mais pacífica e solidária.-
Tamanho: dc.format.extent35 páginas-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - paz-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação não-violenta-
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacional-
Título: dc.titleOficina: Cultura da paz se faz no dia a dia-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional-
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