Narrativas formativas: as memórias na constituição de uma professora-pesquisadora-participante

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMorais Denise., Denise Marques Morais-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-16T14:12:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-16T14:12:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherNarrativas formativas: As memórias na constituição de uma professora-pesquisadora-participantept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643192-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido por meio de narrativas, com o objetivo de apresentar as experiências que me constituíram como professora-pesquisadora-participante, em um processo de transformação profissional. São narrativas construídas a partir da minha voz, das minhas memórias e dos teóricos com os quais dialoguei, buscando a produção de sentidos como estratégias de transformação. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se na pesquisa narrativa dos/as autores/as canadenses Clandinin e Clonnelly (2015), que na ação de recontar histórias trazem contribuições para a educação não só de nós mesmos, mas também dos/as outros/as. Uma vez que as transformações históricas não ocorrem espontaneamente, mas são concretas e produzidas pelos homens e mulheres, recorremos a uma compreensão que permite ao/à pesquisador/a posicionar-se a respeito de sua visão de mundo e de suas utopias. A pesquisa narrativa aborda o pensar e o aprender através de contar histórias e recontá-las visando a possiblidade de transformar essa experiência. Neste trabalho, apresento a composição e o desenvolvimento dos textos desta pesquisa através das lembranças e observações que redigi sobre minha prática docente. As caixas de memórias com as narrativas criativas de histórias foram construídas com personagens reais, que fizeram parte de minha constituição como professora-pesquisadora-participante. Com o objetivo de contextualizar os tempos históricos das memórias, recorri ao contexto histórico educacional brasileiro. Todo o trabalho foi fundamentado no referencial teórico de Paulo Freire, por meio dos saberes docentes que compuseram os sentidos para as minhas experiências como professora-pesquisadora-participante em diferentes contextos educacionais. Por fim, construo uma carta reflexiva fundamentada nas narrativas formativas, convidando minhas antigas professoras e meus colegas de profissão para que reflitam junto comigo sobre seu estar no mundo consigo e com o/a outro/a.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent22.105kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freire, Educação Básica, Pesquisa Narrativa.pt_BR
Título: dc.titleNarrativas formativas: as memórias na constituição de uma professora-pesquisadora-participantept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
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