Círculos virtuais de saberes: o diálogo entre os saberes cotidianos e os saberes escolares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Brasíliapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Belchior Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Rosa Amélia Pereira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-11T14:23:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-11T14:23:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-25-
identificador: dc.identifier.otherCírculos virtuais de saberespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643157-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional é uma Sequência Didática Integradora (SDI), intitulada “Círculos Virtuais de Saberes: o diálogo entre os saberes cotidianos e os saberes escolares” integrada à Dissertação de Mestrado “A integração entre os saberes cotidianos e os saberes escolares na EFAN (Escola Família Agrícola) de Natalândia: contribuições para a valorização da cultura popular regional”. A SDI foi inspirada nos Círculos de Cultura de Paulo Freire (1967) e está organizada em quatro oficinas educativas: cultura, tipos, definições e características; cultura popular e suas principais manifestações; manifestações culturais na região da EFAN; a valorização da cultura popular regional para a formação da identidade cultural do sujeito. Tem a finalidade de possibilitar aos estudantes da EFAN, bem como a outros estudantes de qualquer outra instituição que trabalha com o Ensino Médio Integrado, uma formação crítica em relação a cultura local/regional, por meio de uma sequência de atividades integradoras (oficina educativas), de maneira que eles passem a valorizá-la e compreendê-la como elemento que também contribua para a formação da identidade cultural do indivíduo. As oficinas educativas integradoras da SDI que compõem o referido Produto Educacional propõem um direcionamento exequível para que os professores possam atuar de forma exitosa no Ensino Médio Integrado, propiciando assim uma formação humana e integral dos estudantes, como práticas pedagógicas inerentes ao Currículo Integrado. Espera-se que esta SDI possa contribuir de forma significativa tanto para os estudantes/professores valorizarem os conhecimentos cotidianos - Cultura Popular, quanto para inspirar professores da EFAN de Natalândia e professores de outras instituições de Ensino Médio Integrado, na realização de um trabalho pedagógico, que propicie a formação integral/omnilateral dos estudantes. Acredita-se que este produto possa ser aplicado, aprimorado e ampliado por outros docentes, que também, o utilizem, de maneira a colaborar com práticas pedagógicas do Currículo Integrado, não somente nos cursos de Ensino Médio Integrado, bem como em outras modalidades de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent66 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCultura Popularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacional.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEFAN de Natalândiapt_BR
Título: dc.titleCírculos virtuais de saberes: o diálogo entre os saberes cotidianos e os saberes escolarespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas Educativaspt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons