Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Brasília | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Belchior Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Rosa Amélia Pereira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-11T14:23:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-11T14:23:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Círculos virtuais de saberes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643157 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional é uma Sequência Didática Integradora (SDI), intitulada “Círculos Virtuais de Saberes: o diálogo entre os saberes cotidianos e os saberes escolares” integrada à Dissertação de Mestrado “A integração entre os saberes cotidianos e os saberes escolares na EFAN (Escola Família Agrícola) de Natalândia: contribuições para a valorização da cultura popular regional”. A SDI foi inspirada nos Círculos de Cultura de Paulo Freire (1967) e está organizada em quatro oficinas educativas: cultura, tipos, definições e características; cultura popular e suas principais manifestações; manifestações culturais na região da EFAN; a valorização da cultura popular regional para a formação da identidade cultural do sujeito. Tem a finalidade de possibilitar aos estudantes da EFAN, bem como a outros estudantes de qualquer outra instituição que trabalha com o Ensino Médio Integrado, uma formação crítica em relação a cultura local/regional, por meio de uma sequência de atividades integradoras (oficina educativas), de maneira que eles passem a valorizá-la e compreendê-la como elemento que também contribua para a formação da identidade cultural do indivíduo. As oficinas educativas integradoras da SDI que compõem o referido Produto Educacional propõem um direcionamento exequível para que os professores possam atuar de forma exitosa no Ensino Médio Integrado, propiciando assim uma formação humana e integral dos estudantes, como práticas pedagógicas inerentes ao Currículo Integrado. Espera-se que esta SDI possa contribuir de forma significativa tanto para os estudantes/professores valorizarem os conhecimentos cotidianos - Cultura Popular, quanto para inspirar professores da EFAN de Natalândia e professores de outras instituições de Ensino Médio Integrado, na realização de um trabalho pedagógico, que propicie a formação integral/omnilateral dos estudantes. Acredita-se que este produto possa ser aplicado, aprimorado e ampliado por outros docentes, que também, o utilizem, de maneira a colaborar com práticas pedagógicas do Currículo Integrado, não somente nos cursos de Ensino Médio Integrado, bem como em outras modalidades de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 66 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Popular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EFAN de Natalândia | pt_BR |
Título: dc.title | Círculos virtuais de saberes: o diálogo entre os saberes cotidianos e os saberes escolares | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas Educativas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Belchior.pdf | 9,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643157/2/Produto Educacional - Belchior.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons