Sequência didática: Proposta de uso de HQ para o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa como L2 dos surdos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasíliapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPrado, Safira Micaelle-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Rosa Amélia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-11T02:24:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-11T02:24:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643143-
Resumo: dc.description.abstractinvestigar sobre o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa na educação de surdos. Para isso, o trabalho apoiou-se em uma perspectiva socioantropológica da surdez, a qual é entendida pela diferença, uma identidade visual. Tal perspectiva defendida rompe com a visão clínica da surdez. Por isso, todo o processo de ensino-aprendizagem deve ser instruído pela língua de sinais, no caso do Brasil a Libras, estabelecendo um ensino bilíngue. Logo, a língua portuguesa deve ser ensinada na sua modalidade escrita aos surdos, sendo indispensável a observância de um currículo apropriado para o ensino de uma L2. A partir disto, foi desenvolvido um produto educacional que consiste em uma sequência didática, na qual trabalhamos textos literários por meio de histórias em quadrinhos. Foram trabalhados três textos de autores renomados a fim de facilitar o desenvolvimento de um aluno surdo que já é alfabetizado em Libras e língua portuguesa, mas que em relação a esta apresentava necessidades em compreender determinadas ocorrências da modalidade escrita.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12.190KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectSurdez, Bilinguismo, Língua de Sinais, Língua portuguesa.pt_BR
Título: dc.titleSequência didática: Proposta de uso de HQ para o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa como L2 dos surdospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas

Arquivos associados:
Produto educacional.pdf: Sequência didática: Proposta de uso de HQ para o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa como L2 dos surdos.12,19 MBAdobe PDF/bitstream/capes/643143/2/Produto educacional.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons