Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Prado, Safira Micaelle | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Rosa Amélia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-11T02:24:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-11T02:24:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643143 | - |
Resumo: dc.description.abstract | investigar sobre o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa na educação de surdos. Para isso, o trabalho apoiou-se em uma perspectiva socioantropológica da surdez, a qual é entendida pela diferença, uma identidade visual. Tal perspectiva defendida rompe com a visão clínica da surdez. Por isso, todo o processo de ensino-aprendizagem deve ser instruído pela língua de sinais, no caso do Brasil a Libras, estabelecendo um ensino bilíngue. Logo, a língua portuguesa deve ser ensinada na sua modalidade escrita aos surdos, sendo indispensável a observância de um currículo apropriado para o ensino de uma L2. A partir disto, foi desenvolvido um produto educacional que consiste em uma sequência didática, na qual trabalhamos textos literários por meio de histórias em quadrinhos. Foram trabalhados três textos de autores renomados a fim de facilitar o desenvolvimento de um aluno surdo que já é alfabetizado em Libras e língua portuguesa, mas que em relação a esta apresentava necessidades em compreender determinadas ocorrências da modalidade escrita. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12.190KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez, Bilinguismo, Língua de Sinais, Língua portuguesa. | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática: Proposta de uso de HQ para o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa como L2 dos surdos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional.pdf | : Sequência didática: Proposta de uso de HQ para o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa como L2 dos surdos. | 12,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643143/2/Produto educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons