Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PETRI, João Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | TERRA, Vilma Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-10T23:20:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-10T23:20:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL_GD CIÊNCIAS 60_EDUCIMAT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643142 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia didático é parte integrante da Dissertação de Mestrado do pesquisador em Educação em Ciências e Matemática Me. João Paulo Petri Assunção, orientado pela Profª. Dra. Vilma Reis Terra, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo. A referida Dissertação de Mestrado encontra-se disponível no site do programa EDUCIMAT: https://educimat.ifes.edu.br. O guia foi elaborado como produto educacional, fruto da pesquisa intitulada “Estou virando cientista”: Analisando a acidez dos alimentos por meio de atividades experimentais investigativas no 9º ano do Ensino Fundamental, realizado no período de setembro de 2016 a maio de 2018. A autoria do desenho do Dr. Clorídrico bem como, da imagem na seção “fique de olho” pertence a uma aluna do 6º ano do Ensino Fundamental. Ela é estudante da EEEFM Coronel Antônio Duarte do município de Iconha-ES, a mesma instituição onde correu a intervenção pedagógica da pesquisa já mencionada. Os desenhos caracterizam a visão que a aluna possui do cientista. Esse material possui abordagem contextualizada, interdisciplinar e investigativa que pode favorecer o desenvolvimento de práticas pedagógicas similares para além da disciplina de ciências, isto é, possa servir como um elemento norteador de práticas docentes no desenvolvimento da alfabetização científica que trate sobre a temática abordada. O guia didático apresenta de forma resumida a prática pedagógica desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Iconha-ES. Esta prática foi gerada em torno da abordagem dos conceitos ácidos e bases, presentes no currículo, por meio do Projeto Escolar: “Azia e má digestão: como Olá! Eu sou o Dr. Clorídrico. Serei o cientista que irá te acompanhar neste guia didático. Veremos como o ensino investigativo pode contribuir para as suas aulas de ciências. Vamos juntos nessa viagem! 8 aliviar essa queimação?”. Tal Projeto permitiu o enlace entre as funções inorgânicas citadas com a digestão química dos alimentos, abordando de modo especial dos hábitos alimentares dos estudantes, a composição dos alimentos bem como, os problemas de saúde que afetam o sistema digestório. Desta forma, você professor poderá de acordo com o objetivo da sua aula, planejar sua intervenção pedagógica de maneira mais facilitada pelas informações contidas neste guia. O ensino por investigação pode ser uma ferramenta importante para fornecer subsídios que inspirem novas práticas pedagógicas com temáticas diferentes, que sejam intrínsecas a realidade da escola e dos alunos. A partir daí, entende-se que os alunos possam vivenciar por meio de um ensino mais dinâmico e prazeroso o verdadeiro sentido em estudar ciências. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.89 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino por investigação; ácidos e bases; interdisciplinaridade; Contextualização | pt_BR |
Título: dc.title | “VOCÊ TAMBÉM PODE SER UM CIENTISTA”: INVESTIGANDO A ACIDEZ DOS ALIMENTOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons