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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Regina Moura da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-10T22:13:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-10T22:13:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://criticoeducativo.wixsite.com/critico-educativo | - |
identificador: dc.identifier.other | https://criticoeducativo.wixsite.com/critico-educativo | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643130 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional em forma de Blog crítico-educativo está vinculado a dissertação de Mestrado Profissional, afeitos à linha de pesquisa concepções teórico-metodológicas e práticas docentes com aplicação do conhecimento no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás. O objetivo geral foi produzir um Blog Crítico-educativo vinculado ao ensino de História contendo produções de discentes e docentes do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede pública de Aparecida de Goiânia, com o intuito de verificar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC) podem intermediar relações humanas mais significativas durante a prática educativa. A questão norteadora ficou assim definida: como investigar e analisar as TDIC como elemento didático mediador das relações pedagógicas e humanas estabelecidas entre sujeitos ao longo do processo de construção do conhecimento histórico na prática educativa? Para isso, optou-se por uma pesquisa qualitativa e revisão de literatura. O corpus foi organizado com base na coleta de dados via questionário, entrevista semiestruturada e roda de conversas. A análise dos dados foi realizada mediante a técnica de Análise de Conteúdo (AC). Os resultados desta pesquisa são apresentados por categorias de análise que permeiam o corpus. No que diz respeito ao olhar investigativo dos dados, tomou-se como referência os seguintes referenciais teóricos: O trabalho pedagógico e a prática educativa, Freire (1979, 1995, 2000a, 2000b, 2005), Libâneo (2002, 2006, 2011, 2012, 2013), Saviani (2001, 2007, 2011, 2015); tecnologias e educação, Belloni (2009, 2010), Vieira Pinto (2005a, 2005b); e o conceito de mediação, Prestes (2010), Vygotski (1991, 2007); Teoria em História, Barca (2005), Lee (2006), Rüssen (2012, 2015); Capital cultural, Bourdieu (1983, 1992, 1998), dentre outros. Os dados apontaram que o discurso de inovação pedagógica dado o uso das TDIC está carregado de fragmentações, acriticidade e apropriações tecnocêntricas. Nesse sentido a relevância da crítica e humanização das tecnologias pela mediação pedagógica. O produto educacional (Blog Crítico-educativo) tem como objetivos a consolidação de relações dialógicas, o protagonismo juvenil, a reflexão sobre a cultura digital com a utilização de tecnologias digitais, a fim de propiciar uma aprendizagem significativa no componente curricular de História. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1024 x 1024 pixels. | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | HTML | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blog Crítico-educativo | - |
Título: dc.title | Blog Crítico-educativo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | - |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | - |
Aparece nas coleções: | Portal |
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