CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DE MAPAS CONCEITUAIS E METODOLOGIAS ATIVAS EM AÇÕES DE VISITA GUIADA EM INSTITUTOS FEDERAIS.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL FLUMINENSEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSTELLET, FERNANDA-
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, ADELSON-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-10T14:43:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-10T14:43:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherGUIA - CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DE MAPAS CONCEITUAIS E METODOLOGIAS ATIVAS EM AÇÕES DE VISITA GUIADA EM INSTITUTOS FEDERAIS.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643121-
Resumo: dc.description.abstractEste GUIA é um produto educacional produzido a partir de uma dissertação de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional – ProfEPT, intitulada “Contribuições da Teoria da Aprendizagem Significativa, de Mapas Conceituais e Metodologias Ativas em ações de visita guiada em Institutos Federais.” O seu objetivo é apresentar três estratégias construídas para serem implementadas na ação Sexta no IFF, contribuindo para potencializar a aprendizagem de estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental (EF), acerca das informações transmitidas nas visitas guiadas ao Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro (IFFcCC). Para isso, iniciaremos com a descrição de algumas experiências de visitas guiadas em Institutos Federais brasileiros, dando ênfase à ação Sexta no IFF. Esta é uma ação de extensão que vem abrindo as portas do IFFcCC para a visitação guiada de estudantes do EF anos finais, na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). Acredita-se que ações de visita guiada no contexto dos Institutos Federais podem contribuir para a aprendizagem de estudantes/visitantes de uma concepção de educação inovadora, integral, conforme orienta a Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. O ensino técnico da rede federal de ensino passou por mudanças significativas ao longo das últimas duas décadas, necessitando, porém, de es-tratégias que possibilitem chegar ao conhecimento dos diversos setores da sociedade, principalmente o setor estudantil em fase de formação escolar. Espera-se que o conteúdo aqui apresentado, possa servir de referência para o desenvolvimento de ações de visitas guiadas em Institutos Federais de todo o Brasil!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectVisita guiada. Aprendizagem significativa. Educação profissional e tecnológica. Guia.pt_BR
Título: dc.titleCONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DE MAPAS CONCEITUAIS E METODOLOGIAS ATIVAS EM AÇÕES DE VISITA GUIADA EM INSTITUTOS FEDERAIS.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEDUCAÇÃOpt_BR
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