Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | STELLET, FERNANDA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, ADELSON | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-10T14:43:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-10T14:43:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | GUIA - CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DE MAPAS CONCEITUAIS E METODOLOGIAS ATIVAS EM AÇÕES DE VISITA GUIADA EM INSTITUTOS FEDERAIS. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643121 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este GUIA é um produto educacional produzido a partir de uma dissertação de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional – ProfEPT, intitulada “Contribuições da Teoria da Aprendizagem Significativa, de Mapas Conceituais e Metodologias Ativas em ações de visita guiada em Institutos Federais.” O seu objetivo é apresentar três estratégias construídas para serem implementadas na ação Sexta no IFF, contribuindo para potencializar a aprendizagem de estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental (EF), acerca das informações transmitidas nas visitas guiadas ao Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro (IFFcCC). Para isso, iniciaremos com a descrição de algumas experiências de visitas guiadas em Institutos Federais brasileiros, dando ênfase à ação Sexta no IFF. Esta é uma ação de extensão que vem abrindo as portas do IFFcCC para a visitação guiada de estudantes do EF anos finais, na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). Acredita-se que ações de visita guiada no contexto dos Institutos Federais podem contribuir para a aprendizagem de estudantes/visitantes de uma concepção de educação inovadora, integral, conforme orienta a Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. O ensino técnico da rede federal de ensino passou por mudanças significativas ao longo das últimas duas décadas, necessitando, porém, de es-tratégias que possibilitem chegar ao conhecimento dos diversos setores da sociedade, principalmente o setor estudantil em fase de formação escolar. Espera-se que o conteúdo aqui apresentado, possa servir de referência para o desenvolvimento de ações de visitas guiadas em Institutos Federais de todo o Brasil! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10,7 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Visita guiada. Aprendizagem significativa. Educação profissional e tecnológica. Guia. | pt_BR |
Título: dc.title | CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DE MAPAS CONCEITUAIS E METODOLOGIAS ATIVAS EM AÇÕES DE VISITA GUIADA EM INSTITUTOS FEDERAIS. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | EDUCAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PDF Digital - Guia.pdf | 11.03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643121/2/PDF Digital - Guia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons