Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE-IFS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Emmanuelle Moreira Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Azevedo, José Franco de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-09T18:40:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-09T18:40:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | GUIA METODOLÓGICO PARA OFICINAS SOBRE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643117 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia metodológico, com roteiros de oficinas sugeridas sobre Assistência Estudantil, constitui um produto educacional desenvolvido no Programa de M e s t r a d o e m E d u c a ç ã o Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Sergipe, como constituinte da pesquisa intitulada:“ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE - CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO: da Política à sua implementação na percepção dos estudantes”. Sua aplicação teve como público alvo estudantes dos 3º anos do IFS, campus São Cristóvão, da modalidade integrada dos seguintes cursos: Agropecuária, Agroindústria e Manutenção e Suporte em Informática.A elaboração das oficinas foi realizada através de um processo dialógico. Por meio de reuniões de planejamento que aconteceram com profissionais que trabalham com a Política de Assistência Estudantil-PAE do IFS/Campus São Cristóvão, foi exposto o objetivo do guia e a relevância para o estudo proposto pela mestranda. O material de orientação para a formatação das oficinas teve a contribuição dos profissionais em suas respectivas áreas de trabalho, dentre eles: assistente social, psicóloga, enfermeiro, pedagogas, psicopedagoga, técnicos em assuntos educacionais, assistente em administração, intérprete de libras.É válido ressaltar que o planejamento e execução das oficinas ocorreu de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet, tendo em vista a ocorrência da pandemia do Covid-19 e a suspensão das aulas presenciais ocorridas no primeiro semestre do ano letivo de 2020. Salienta-se que esse guia metodológico contempla o roteiro básico para elaboração e implementação de três oficinas, contudo, em meio às dificuldades acarretadas pela pandemia, foram realizadas apenas duas oficinas com os estudantes.Esse guia teve como objetivo facilitar e nortear a organização de oficinas temáticas sobre Assistência Estudantil para os profissionais que atuam diretamente com as ações, serviços e projetos desenvolvidos pela PAE. Serão abordados os diversos momentos propostos por essas oficinas, com a finalidade de que elas possam ser reaplicadas e adaptadas de acordo com a realidade institucional dos sujeitos envolvidos. O guia metodológico para a realização de oficinas é apenas uma proposta inicial, que poderá ser a mpliado de acordo com a necessidade de cada profissional executor.A intenção é que se possa contribuir de alguma forma para o debate acerca da temática mencionada, fomentando reflexões, troca de experiências por meios das vivências dos usuários da PAE, promovendo, assim, um espaço de escuta para esses estudantes por entender que os mesmos devam ser visualizados como protagonistas do processo.Espera-se que, com a realização das oficinas, os estudantes possam ter um melhor entendimento sobre a PAE, visualizando-a por meio de uma perspectiva ampliada, não se restringindo à concessão de auxílios financeiros e bolsas. Dessa forma, pretende-se colaborar para que os estudantes possam acessar as ações e serviços propostos na Assistência Estudantil com maior facilidade, conhecendo os seus direitos enquanto estudante do IFS, e assim contribuindo de forma significativa para a sua permanência e êxito. Almeja-se, por meio dessa proposta inicial das oficinas contidas no guia, que surjam novas propostas de oficinas e construção de outras metodologias para a ampliação de espaços de debate e incentivo à participação dos sujeitos envolvidos com a PAE para que esta possa ser efetivada de acordo com os seus objetivos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,50MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educacão Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Política de Assistência Estudantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Oficinas sobre Assistência Estudantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guia metodológico para ofiinas sobre Assistência Estudantil | pt_BR |
Título: dc.title | Guia Metodológico para oficinas sobre Assistência Estudantil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA -PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Guia Assistência Estudantil.pdf | 3,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643117/2/Guia Assistência Estudantil.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons