Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rossi, FÁTIMA GARCIA SANTANA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-08T19:45:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-08T19:45:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | COMPREENDENDO O MODELO DE ENSINO POR MEIO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643106 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de um tutorial formativo tem por objetivo possibilitar uma compreensão da organização curricular por meio de competências e habilidades e contribuir para o entendimento de como os conteúdos estão colocados, articulados, e qual a sua relevância no processo de aprendizagem do estudante. E ainda compreender como o estudante mobiliza as aprendizagens construídas nas aulas de História, na sua vida cotidiana. A estrutura e formato utilizados deste tutorial foi o Frequently Asked Questions (FAQ), perguntas respondidas frequentemente ou perguntas frequentes. Fez parte também dos instrumentos de pesquisa, anexo a esse tutorial, uma Sequência Didática (SD) que apresentava uma das possibilidades de planejamento do ensino por meio de competências e habilidades. Esse tutorial também tem por finalidade fomentar aporte teórico/prático docente aplicável em condições reais de ensino por meio de Experimento Didático-Formativo. A SD serviu como instrumento de exemplificação e avaliação. Este tutorial formativo foi desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2019 a 2021, que também resultou na dissertação: A PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DE COMPETÊNCIA E HABILIDADE: Suas implicações no processo de ensino aprendizagem de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa dissertação se embasa teoricamente, narra, analisa os dados e compartilha possibilidades e limites de planejamento por meio de competências e habilidades. Este material ampara-se nos documentos normativos e diretivos da LDB 9.394/96 (BRASIL, 1996) a BNCC (BRASIL, 2017) e nos estudiosos como: Zabala (2010), Perrenoud (1999), Bittencourt (2011), Freitas (2010) e Sacristán (2011) entre outros. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários semiestruturados, respostas das atividades dos estudantes, observação participante e depoimentos das professoras participantes em áudios. Por motivo do isolamento social ocasionado pela COVID 19, a observação foi mediada por um grupo de WhatsApp. Da mesma forma os áudios de depoimentos das professoras utilizaram essa mesma ferramenta. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.8 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Competência e Habilidade | pt_BR |
Título: dc.title | COMPREENDENDO O MODELO DE ENSINO POR MEIO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_EDUCACIONAL_FORMATANDO_v2 Revisado 18102021 -.pdf | 4,74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643106/2/PRODUTO_EDUCACIONAL_FORMATANDO_v2 Revisado 18102021 -.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons