COMPREENDENDO O MODELO DE ENSINO POR MEIO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRossi, FÁTIMA GARCIA SANTANA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-08T19:45:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-08T19:45:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-08-
identificador: dc.identifier.otherCOMPREENDENDO O MODELO DE ENSINO POR MEIO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643106-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de um tutorial formativo tem por objetivo possibilitar uma compreensão da organização curricular por meio de competências e habilidades e contribuir para o entendimento de como os conteúdos estão colocados, articulados, e qual a sua relevância no processo de aprendizagem do estudante. E ainda compreender como o estudante mobiliza as aprendizagens construídas nas aulas de História, na sua vida cotidiana. A estrutura e formato utilizados deste tutorial foi o Frequently Asked Questions (FAQ), perguntas respondidas frequentemente ou perguntas frequentes. Fez parte também dos instrumentos de pesquisa, anexo a esse tutorial, uma Sequência Didática (SD) que apresentava uma das possibilidades de planejamento do ensino por meio de competências e habilidades. Esse tutorial também tem por finalidade fomentar aporte teórico/prático docente aplicável em condições reais de ensino por meio de Experimento Didático-Formativo. A SD serviu como instrumento de exemplificação e avaliação. Este tutorial formativo foi desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2019 a 2021, que também resultou na dissertação: A PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DE COMPETÊNCIA E HABILIDADE: Suas implicações no processo de ensino aprendizagem de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa dissertação se embasa teoricamente, narra, analisa os dados e compartilha possibilidades e limites de planejamento por meio de competências e habilidades. Este material ampara-se nos documentos normativos e diretivos da LDB 9.394/96 (BRASIL, 1996) a BNCC (BRASIL, 2017) e nos estudiosos como: Zabala (2010), Perrenoud (1999), Bittencourt (2011), Freitas (2010) e Sacristán (2011) entre outros. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários semiestruturados, respostas das atividades dos estudantes, observação participante e depoimentos das professoras participantes em áudios. Por motivo do isolamento social ocasionado pela COVID 19, a observação foi mediada por um grupo de WhatsApp. Da mesma forma os áudios de depoimentos das professoras utilizaram essa mesma ferramenta.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.8 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCompetência e Habilidadept_BR
Título: dc.titleCOMPREENDENDO O MODELO DE ENSINO POR MEIO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons