Educação financeira: uma sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros simples e compostos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFTO campus palmaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMonteiro, Jair Curcino-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Wallysonn Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-08T14:12:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-08T14:12:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-31-
Fonte completa do material: dc.identifierfile:///C:/Users/2371590/Links/Produto%20Educacional_Jair%20Curcino_07102021.pdf-
identificador: dc.identifier.otherEducação Financeirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643100-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo investigar de que forma o ensino de Educação Financeira pode contribuir para a formação humana integral dos estudantes nas aulas de Matemática ofertadas no ensino médio integrado à educação profissional. A educação financeira configurada como parte indissociável para constituição e formação da cidadania deve ser amplamente ofertada e garantida nos estabelecimentos de ensino visando o desenvolvimento integral do educando. Assim, é primordial fomentar a educação financeira às escolas, aos professores, aos alunos e, também, aos cidadãos em geral. É preciso conscientizar e qualificar financeiramente as pessoas com respeito às tomadas de decisões relacionadas a produtos financeiros e consumo consciente e responsável. Neste sentido, este trabalho está direcionado a propor a inserção da educação financeira para estudantes do ensino médio através da aprendizagem significativa. Por isso, foi elaborado um produto educacional, em formato de sequência didática para o ensino de conteúdos matemáticos intercalados à educação financeira, dentro de uma visão pedagógica focada na aprendizagem significativa, sendo esta aplicada em uma turma do ensino médio integrado à educação profissional do curso técnico em informática do Instituto Federal Goiano - Campus Campos Belos, no período de 03 de dezembro de 2020 até 15 de dezembro de 2020. A análise dos dados obtidos demonstrou que a sequência didática foi eficiente para o alcance dos objetivos propostos. Neste sentido, houve contribuição para uma aprendizagem significativa e também elementos em direção à formação humana integral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent22pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeira. Aprendizagem significativa. Formação humana integral.pt_BR
Título: dc.titleEducação financeira: uma sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros simples e compostospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons