Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Júnior, Ruydemberg Trindade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-08T13:49:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-08T13:49:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DO GUIA DE TURISMO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643099 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar do programa de mestrado ProfHistória/Uneb. A partir do problema de pesquisa, no qual identificamos a ausência de componentes curriculares que abordem história nos currículos dos cursos profissionalizante de guia de turismo da rede de educação do estado da Bahia, buscouse elaborar uma proposta de intervenção e aplicação pedagógica que contemple construções e discussões sobre história da Bahia. Para tanto, contamos com contribuições de pesquisadores da Pedagogia, do Ensino de História e do Turismo. Recorrendo à metodologia da pesquisa-aplicação em educação, mais especificamente a Design Based Research, desenvolvemos a solução mediadora de aprendizagem no formato de videoaulas colaborativas que foram postadas em um site elaborado com o propósito de abrigar informações referentes à pesquisa. Trata-se de uma construção não linear, fundamentada na interação e colaboração entre o pesquisador, estudantes, professores e profissionais guias de turismo, de acordo com a perspectiva socioconstrutivista de Lev Vygotsky. Reivindica-se ainda a perspectiva da História Pública, considerando a preocupação em alcançar o público mais amplo, por meio de estratégias como a síntese de discussões através de resumos esquematizados | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,4MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história; Educação profissionalizante; Pesquisa-aplicação em educação; Guia de turismo. | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DO GUIA DE TURISMO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RUYDEMBERG TRINDADE JÚNIOR - PROFHIS´TOIRA UNEB.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643099/2/RUYDEMBERG TRINDADE JÚNIOR - PROFHIS´TOIRA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons