Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Porto Alegre | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PRESTES, Liliane Madruga | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NONOHAY, Juliana Schmitt de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FONTOURA, Julian Silveira Diogo de Ávila | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEIRIA, Lílian Vas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-08T23:21:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-08T23:21:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | e-book intitulado Diálogos (Im) Possíveis? Estudos sobre Sexo Biológico e Gênero | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643093 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na atualidade, presenciamos a proliferação de conhecimentos sobre genética e gênero, os quais são disponibilizados, em particular, via sites na internet destinados à futuras mães. Além disso, tais artefatos culturais (sites) contribuem para a popularização de práticas como os testes de sexagem fetal e sexagem embrionária. Todavia, a análise dos conteúdos veiculados revelou a proliferação de informações que se autodefinem como "cientificamente comprovadas" e que, não raras vezes, são apresentadas de forma equivocada e/ou incompleta, em particular, no tocante as temáticas sobre genética e gênero. Diante deste cenário, apresentamos a sistematização dos dados produzidos no decorrer do projeto de pesquisa de iniciação científica desenvolvida no decorrer do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: biologia e química, ofertado pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre. O estudo teve como objetivo investigar os conteúdos sobre sexagem fetal e embrionária veiculados em sites voltados à gestantes e/ou futuras mães, problematizando como tais artefatos operam enquanto pedagogias culturais na divulgação científica e na (re) produção de scripts de gênero. Como exemplo, citmos o caso do evento Chá de Revelação, no qual os scripts de gênero são pautados pelo binarismo – azul/menino e rosa/menina e são reiterados desde a escolha do bolo, decoração, roupas, etc. No contexto do ensino de Ciências da Natureza, romper com tais binarismos implica ir além dos estudos sobre o corpo biológico. Requer compreender como o corpo é (re) produzido na e pela cultura, articulando tais estudos com as temáticas relacionadas a gênero e sexualidade e suas interseccionalidades (raça, classe social, geração, etc.). Neste enfoque, apresentamos subsídios teóricos e metodológicos pautados em reflexões produzidas a partir de diálogos (im) possíveis entre os estudos de genética e gênero. Os dados sistematizados neste texto visam contribuir para a promoção de práticas educativas pautadas no respeito e valorização da diversidade e em prol de uma sociedade pautada na equidade e na garantia do acesso aos direitos fundamentais para toda a população, independente de sexo, gênero e suas interseccionalidades (raça, classe social, etc.). | - |
Tamanho: dc.format.extent | 96 páginas | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero; | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexo; | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Diálogos (im) possíveis? Estudos sobre sexo biológico e gênero | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Projeto de Iniciação Científica - fomento interno do IFRS | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
EBOOK Estudos sobre Sexo Biológico e Gênero.pdf | 223,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643093/4/EBOOK Estudos sobre Sexo Biológico e Gênero.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons