UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBLEMAS ADITIVOS COM MAIS DE UMA OPERAÇÃO - Produto Educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorFELIX, Ana Paula Nunes-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Maria de Lourdes Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSÁ, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-08T20:30:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-08T20:30:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-01-
identificador: dc.identifier.otherUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBLEMAS ADITIVOS COM MAIS DE UMA OPERAÇÃO - Produto Educacional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643092-
Resumo: dc.description.abstractDOI: https://dx.doi.org/10.31792/978-65-00-33514-9 ISBN: 978-65-00-33514-9 Este produto educacional foi construído a partir de uma dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Com este trabalho almejamos atender a professores de matemática do Ensino Fundamental da educação básica, apresentando uma sequência de atividades para o ensino de problemas aditivos, com o objetivo de tornar-se uma alternativa para a melhoria da aprendizagem dos estudantes neste tema. Para a construção da sequência didática que será aqui exposta utilizamos como aporte teórico a Teoria do Campo Conceitual apoiada nos estudos de Vergnaud, onde o autor discorre que o conhecimento deve ser desenvolvido a partir de situações-problema e seu aprendizado depende de diversos fatores. O campo conceitual aditivo apresenta-se como um conjunto das situações que exigem uma adição, uma subtração ou uma combinação destas duas operações. Como aporte metodológico utilizamos o Ensino por Atividades com base nos trabalhos de Sá, que utiliza-se de atividades de conceituação e redescoberta, bem como atividades de aprofundamento. Esta metodologia prioriza a organização das aulas em momentos específicos que levam ao desenvolvimento da autonomia do estudante na aquisição do próprio conhecimento, onde o professor assume uma postura de mediador. Cada atividade foi criada a partir de análises prévias que envolveram revisão de estudos teóricos e experimentais, análise de aspectos históricos e conceituais acerca dos problemas aditivos, além de pesquisa diagnóstica com discentes. Todo esse processo fez-se mister para que pudéssemos identificar as dificuldades de aprendizagem no ensino de problemas aditivos e quais metodologias podem suprir tais lacunas. Com esta pesquisa tornou-se muito claro a importância dos docentes tomarem conhecimento das diversas classificações dos problemas aditivos, pois somente deste modo poderão compreender tais dificuldades e conseguir adotar a melhor estratégia de ensino. A partir de uma revisão bibliográfica, destacamos que os problemas aditivos além de envolverem as ideias de composição, transformação e comparação, podem ser aritméticos ou algébricos. Diagnosticamos diversos fatores que geram obstáculos e dificuldades para os discentes na resolução de problemas aditivos: fatores relacionados à compreensão do enunciado dos problemas; aos procedimentos dos algoritmos de adição e subtração; ao tipo de problema, aritmético ou algébrico; à posição da incógnita na sentença da modelação do problema; à congruência ou incongruência semântica do problema; e ao trabalho docente centrado em situações-problema menos complexas cognitivamente. Nossa sequência didática é composta por 12 atividades, dividida em dois momentos, trabalhamos inicialmente com problemas que envolvem apenas uma operação para em seguida aplicar atividades que proporcionam a aprendizagem de problemas que apresentam duas operações. Além do ensino por atividades, complementamos esta sequência com atividades envolvendo jogo de cartas, elaboradas exclusivamente para esta sequência. Nosso objetivo com este trabalho é que cada professor possa ampliar seus horizontes para o ensino de problemas aditivos, e que a partir de então busquem sempre alternativas metodológicas diferenciadas e tornem suas aulas baseadas em estudos científicos.-
Tamanho: dc.format.extent593-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectProblemas aditivos-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBLEMAS ADITIVOS COM MAIS DE UMA OPERAÇÃO - Produto Educacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais