Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FELIX, Ana Paula Nunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-08T20:24:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-08T20:24:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ana Paula Nunes Felix Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643091 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta resultados finais de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os efeitos de uma sequência didática por atividades sobre o desempenho na resolução de problemas aditivos com mais de uma operação em uma turma de 6º ano do ensino fundamental. Para a fundamentação metodológica optamos pela Engenharia Didática, a qual se constitui de quatro etapas. Inicialmente apresentamos as análises prévias, composta por uma revisão de estudos sobre problemas aditivos e uma consulta a discentes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo. A segunda etapa do trabalho, concepção e análise a priori, apresenta a descrição do Ensino por Atividades, da Resolução de problemas e uso de Jogos como metodologias para o ensino de matemática, e uma sequência didática para o ensino de problemas aditivos, composta por 12 atividades nas quais utilizamos as metodologias mencionadas. A terceira etapa da pesquisa, experimentação, aconteceu no primeiro semestre de 2019. Nela descrevemos como foi realizada a aplicação do questionário, pré-teste, desenvolvimento da sequência didática proposta e pós-teste, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual no município de Ananindeua-PA. Na última etapa da pesquisa, análise a posteriori e validação, descrevemos como se deu a análise dos resultados obtidos durante a experimentação. As técnicas estatísticas de análise das informações produzidas ocorreram por meio da comparação percentual dos resultados, utilizando o coeficiente de correlação linear de Pearson e Teste de hipóteses. A validação dos resultados aconteceu pela confrontação entre os dados obtidos nas análises a priori e a posteriori. Resultados obtidos se mostraram positivos em caráter qualitativo e quantitativos sobre a aprendizagem de problemas aditivos, de modo que de forma gradual os educandos superaram dificuldades de interpretação dos problemas, elaboração da sentença, escolha de operação e modelação da resolução, bem como se mostraram motivados e autoconfiantes durante o processo de ensino desenvolvendo autonomia, amadurecimento cognitivo e aprimoramento da linguagem científica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4433 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aritmética- | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de problemas aditivos com mais de uma operação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ana Paula Nunes Felix DISSERTAÇÃO.pdf | 4,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643091/1/Ana Paula Nunes Felix DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: