O ensino de problemas aditivos com mais de uma operação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFELIX, Ana Paula Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-08T20:24:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-08T20:24:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-01-
identificador: dc.identifier.otherAna Paula Nunes Felix Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643091-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta resultados finais de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os efeitos de uma sequência didática por atividades sobre o desempenho na resolução de problemas aditivos com mais de uma operação em uma turma de 6º ano do ensino fundamental. Para a fundamentação metodológica optamos pela Engenharia Didática, a qual se constitui de quatro etapas. Inicialmente apresentamos as análises prévias, composta por uma revisão de estudos sobre problemas aditivos e uma consulta a discentes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo. A segunda etapa do trabalho, concepção e análise a priori, apresenta a descrição do Ensino por Atividades, da Resolução de problemas e uso de Jogos como metodologias para o ensino de matemática, e uma sequência didática para o ensino de problemas aditivos, composta por 12 atividades nas quais utilizamos as metodologias mencionadas. A terceira etapa da pesquisa, experimentação, aconteceu no primeiro semestre de 2019. Nela descrevemos como foi realizada a aplicação do questionário, pré-teste, desenvolvimento da sequência didática proposta e pós-teste, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual no município de Ananindeua-PA. Na última etapa da pesquisa, análise a posteriori e validação, descrevemos como se deu a análise dos resultados obtidos durante a experimentação. As técnicas estatísticas de análise das informações produzidas ocorreram por meio da comparação percentual dos resultados, utilizando o coeficiente de correlação linear de Pearson e Teste de hipóteses. A validação dos resultados aconteceu pela confrontação entre os dados obtidos nas análises a priori e a posteriori. Resultados obtidos se mostraram positivos em caráter qualitativo e quantitativos sobre a aprendizagem de problemas aditivos, de modo que de forma gradual os educandos superaram dificuldades de interpretação dos problemas, elaboração da sentença, escolha de operação e modelação da resolução, bem como se mostraram motivados e autoconfiantes durante o processo de ensino desenvolvendo autonomia, amadurecimento cognitivo e aprimoramento da linguagem científica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4433pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAritmética-pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Título: dc.titleO ensino de problemas aditivos com mais de uma operaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais