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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Escarllat Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-06T19:44:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-06T19:44:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | CAMINHOS DE MEDIAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DO USO DO JOGO DIGITAL DE ENTRETENIMENTO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643078 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional, em forma de Caderno Educacional, apresenta uma proposta de uso dos jogos digitais para o ensino de matemática, sendo resultado da dissertação desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2018 a 2021, cujo produto final é a dissertação “Formação de Conceitos Matemáticos: Contribuições do Jogo Digital”. Dessa forma, o presente trabalho traça reflexões a respeito de como o jogo digital pode ser utilizado em aulas de matemática e de como o aluno poderá desenvolver conceitos científicos a partir de situações matemáticas presentes no jogo. O referencial teórico foi inspirado, principalmente, nos estudos sobre o planejamento, em Libâneo (2013), no Ensino de Matemática, nos autores Lorenzato (2011), D’Ambrósio (1986, 2012) e Nunes, Carraher e Schliemann (2011), e sobre o jogo em Huizinga (2017) e Caillois (2017); em relação ao jogo digital em Schell (2010), Salen e Zimmerman (2012) e Arribavene (2019). Dessa forma, foi elaborada uma ficha de avaliação do jogo digital e uma proposta didática de seu uso, envolvendo dois jogos de entretenimento: Hay Day e Plantas versus Zumbies. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,05 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo Digital. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Primeira fase do Ensino Fundamental. | pt_BR |
Título: dc.title | FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: Contribuições do Jogo Digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestre em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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PRODUTO EDUCACIONAL - ESCARLLAT FERREIRA SILVA.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643078/2/PRODUTO EDUCACIONAL - ESCARLLAT FERREIRA SILVA.pdfDownload |
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