FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: Contribuições do Jogo Digital

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Escarllat Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-06T19:44:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-06T19:44:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
identificador: dc.identifier.otherCAMINHOS DE MEDIAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DO USO DO JOGO DIGITAL DE ENTRETENIMENTO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643078-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, em forma de Caderno Educacional, apresenta uma proposta de uso dos jogos digitais para o ensino de matemática, sendo resultado da dissertação desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2018 a 2021, cujo produto final é a dissertação “Formação de Conceitos Matemáticos: Contribuições do Jogo Digital”. Dessa forma, o presente trabalho traça reflexões a respeito de como o jogo digital pode ser utilizado em aulas de matemática e de como o aluno poderá desenvolver conceitos científicos a partir de situações matemáticas presentes no jogo. O referencial teórico foi inspirado, principalmente, nos estudos sobre o planejamento, em Libâneo (2013), no Ensino de Matemática, nos autores Lorenzato (2011), D’Ambrósio (1986, 2012) e Nunes, Carraher e Schliemann (2011), e sobre o jogo em Huizinga (2017) e Caillois (2017); em relação ao jogo digital em Schell (2010), Salen e Zimmerman (2012) e Arribavene (2019). Dessa forma, foi elaborada uma ficha de avaliação do jogo digital e uma proposta didática de seu uso, envolvendo dois jogos de entretenimento: Hay Day e Plantas versus Zumbies.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,05 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJogo Digital.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrimeira fase do Ensino Fundamental.pt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: Contribuições do Jogo Digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiáspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestre em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons