CAMINHOS DE MEDIAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DO USO DO JOGO DIGITAL DE ENTRETENIMENTO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiás-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Escarllat Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorFARIA, Elisabeth Cristina de-
Autor(es): dc.contributor.authorGONÇALVES JÚNIOR, Marcos Antônio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-06T19:02:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-06T19:02:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
identificador: dc.identifier.otherCAMINHOS DE MEDIAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DO USO DO JOGO DIGITAL DE ENTRETENIMENTO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643077-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação teve por objetivo investigar o uso do jogo digital para o ensino de matemática, referente à primeira fase do ensino fundamental, sendo orientada pela seguinte interrogação: “Diante de um jogo que apresenta situações matemáticas, quais estratégias o professor pode utilizar para ensinar conteúdos matemáticos formalizados e desenvolver a formação do conceito científico na criança?” Para alcançar o objetivo proposto, optou-se por uma abordagem qualitativa para apresentar elementos que levam à elaboração de possibilidades de ações pedagógicas relativas ao uso do jogo digital para o desenvolvimento de conceitos matemáticos. Mediante uma pesquisa bibliográfica, realizou-se um processo de busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2009 a 2019. A organização sistemática das informações foi elaborada com base nos referenciais teóricos construídos pela autora, ao longo de sua trajetória acadêmica de investigação em relação aos jogos digitais e seu uso no Ensino de Matemática, a partir dos conceitos: Concepção e Jogo digital (SCHELL 2010); Visão da tecnologia (PEIXOTO, 2012, 2015); Ensino de matemática (D’AMBRÓSIO, 1986, 1996; LORENZATO 2011; NUNES; CARRAHER; SCHLIEMANN, 2011); Mediação (VIGOTSKI, 2018; LIBÂNEO, 2013); Diálogo e Registro (Avaliação) (NACARATO; MENGALI; PASSOS, 2017; ALRØ; SKOVSMOSE, 2006; SKOVSMOSE, 2014; FREIRE, 2015). Partimos do pressuposto de que a aprendizagem é uma construção social, e que tanto o jogo digital quanto os conteúdos matemáticos escolares são construções históricas e fazem parte do dia a dia de quase todas as crianças, antes mesmo de ingressarem à escola. Portanto, acredita-se que utilizar os jogos digitais em sala de aula pode contribuir de maneira significativa para que os professores possam ensinar conteúdos matemáticos, compreendendo que a mediação em torno de seu uso pode conduzir as crianças a estratégias de resolução de problemas e a conquistar aprendizagens matemáticas, desenvolvendo conceitos científicos. Desse modo, esse levantamento proporcionou a investigação das práticas educacionais quanto ao uso do jogo digital e abriu caminhos para a construção do Produto Educacional, desenvolvido no Mestrado Profissional Stricto Sensu I, do programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O referido produto se materializou em um caderno educacional intitulado “Caminhos de Mediação e Problematização do Uso do Jogo digital de Entretenimento para o Ensino de Matemática”, no qual indicam-se ações pedagógicas com o uso do jogo digital para o ensino de matemática.-
Tamanho: dc.format.extent1,05 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectConceitos científicos. Mediação. Ensino de matemática. Educação Matemática. Jogo digital.-
Título: dc.titleCAMINHOS DE MEDIAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DO USO DO JOGO DIGITAL DE ENTRETENIMENTO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestre em Ensino na Educação Básica-
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