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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Goiás (IFG) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Vanessa Karllen | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castro, Mad’Ana Desirée Ribeiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-05T19:51:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-05T19:51:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | O conceito científico, o saber escolar e a disciplina de história: possibilidades políticas e pedagógicas na EJA/EPT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643016 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Partindo da premissa de que o saber escolar elaborado é uma questão estratégica para a classe trabalhadora em sua luta contra a superexploração e as formas de sua manutenção em nível econômico, político e cultural fomentadas pela classe dominante, a presente dissertação registra os resultados de uma pesquisa qualitativa relativa à análise do material didático de História I e História II do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Enfermagem na Modalidade Educação de Jovens e Adultos do IFG Câmpus Goiânia Oeste. O objetivo foi analisar o aspecto formal e o conteúdo histórico dos recursos didáticos utilizados pelos professores em 2019-2020 nessas disciplinas. No primeiro aspecto, a categoria de material didático foi utilizada a partir da concepção de suportes informativos e de documentos de Bittencourt (2018) para mensurar a apresentação textual e gráfica dos textos e slides coletados. O segundo aspecto, que trata do conteúdo histórico, empregou a categoria movimentos sociais populares com base em Davies (2021) e nos pressupostos historiográficos de Benjamin (1892-1940) a partir de uma perspectiva científica e política que resgata os atores históricos apagados pela narrativa dos vencedores. Na apresentação dos resultados, a pesquisa problematiza a contribuição desses materiais didáticos no processo de humanização e de sedimentação da consciência de classe dos educandos. No entanto, convém reiterar que esse parecer se refere ao saber escolar de História circunscrito aos materiais didáticos do curso supracitado sem a interferência pedagógica do educador. No âmbito desta pesquisa, por meio da análise dos dados coletados, foi desenvolvido, como produto educacional, um material textual em forma de capítulo de livro direcionado aos docentes que atuam na educação de jovens e adultos. Sua elaboração baseia-se em um diálogo teórico entre Saviani e Vygotsky sobre a utilização de conceitos científicos no saber escolar de História na EJA/EPT. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 952KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência de classe | pt_BR |
Título: dc.title | O conceito científico, o saber escolar e a disciplina de história: possibilidades políticas e pedagógicas na EJA/EPT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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