O conceito científico, o saber escolar e a disciplina de história: possibilidades políticas e pedagógicas na EJA/EPT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Goiás (IFG)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Vanessa Karllen-
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Mad’Ana Desirée Ribeiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-05T19:51:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-05T19:51:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-
identificador: dc.identifier.otherO conceito científico, o saber escolar e a disciplina de história: possibilidades políticas e pedagógicas na EJA/EPTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643016-
Resumo: dc.description.abstractPartindo da premissa de que o saber escolar elaborado é uma questão estratégica para a classe trabalhadora em sua luta contra a superexploração e as formas de sua manutenção em nível econômico, político e cultural fomentadas pela classe dominante, a presente dissertação registra os resultados de uma pesquisa qualitativa relativa à análise do material didático de História I e História II do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Enfermagem na Modalidade Educação de Jovens e Adultos do IFG Câmpus Goiânia Oeste. O objetivo foi analisar o aspecto formal e o conteúdo histórico dos recursos didáticos utilizados pelos professores em 2019-2020 nessas disciplinas. No primeiro aspecto, a categoria de material didático foi utilizada a partir da concepção de suportes informativos e de documentos de Bittencourt (2018) para mensurar a apresentação textual e gráfica dos textos e slides coletados. O segundo aspecto, que trata do conteúdo histórico, empregou a categoria movimentos sociais populares com base em Davies (2021) e nos pressupostos historiográficos de Benjamin (1892-1940) a partir de uma perspectiva científica e política que resgata os atores históricos apagados pela narrativa dos vencedores. Na apresentação dos resultados, a pesquisa problematiza a contribuição desses materiais didáticos no processo de humanização e de sedimentação da consciência de classe dos educandos. No entanto, convém reiterar que esse parecer se refere ao saber escolar de História circunscrito aos materiais didáticos do curso supracitado sem a interferência pedagógica do educador. No âmbito desta pesquisa, por meio da análise dos dados coletados, foi desenvolvido, como produto educacional, um material textual em forma de capítulo de livro direcionado aos docentes que atuam na educação de jovens e adultos. Sua elaboração baseia-se em um diálogo teórico entre Saviani e Vygotsky sobre a utilização de conceitos científicos no saber escolar de História na EJA/EPT.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent952KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência de classept_BR
Título: dc.titleO conceito científico, o saber escolar e a disciplina de história: possibilidades políticas e pedagógicas na EJA/EPTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons