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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | CARDOSO, JÉFERSON CRISTIANO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-05T20:16:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-05T20:16:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-05 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643014 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação analisa o fenômeno chamado binge-watching e como esse novo modo de assistir televisão vem modificando o comportamento dos telespectadores, que passam a desempenhar papéis de usuários, hipertelespectadores e multiplicadores. Para isso foi realizada uma análise em duas etapas. Na primeira foi feito um acompanhamento, mensuração e análise dos comentários desse público no Twitter antes, durante e após o lançamento do seriado Orange Is The New Black (OITNB), produção do Netflix, além das postagens nas contas oficiais brasileira (@OITNBrazil) e americana (@OITNB), a fim de verificar o comportamento do público nesses espaços. Numa segunda etapa foi feito um acompanhamento, mensuração e análise dos comentários desse público no Twitter antes, durante e após uma simulação de maratona, na televisão paga, da série The Walking Dead (TWD), produção da AMC, exibida pela Fox, além das postagens nas contas oficiais brasileira (@TWDBrasil) e americana (@WalkingDead_AMC), a fim de verificar o que modifica quando o binge-watching é espontâneo, ocorrendo em um ambiente de arquivo, no qual a pessoa pode determinar quando vai maratonar ou não, ou quando o binge-watching é induzido, ocorrendo em um ambiente de fluxo, no qual o telespectador não pode determinar quando irá fazer a maratona, podendo apenas escolher se irá acompanhar o que está sendo transmitido pela televisão ou não. Contatou-se que as contas oficiais ficam restritas a participação dos moderadores e que no Brasil o público não utiliza o termo binge-watching, mas sim maratona, assistindo aos seriados principalmente no dia do lançamento, quando em arquivo, e não tendo uma forte adesão as simulações. Para embasar essa pesquisa foram usados autores como Jenkins (2009), Kinder (1991), Cannito (2010), Bauman (2008/2009/2013), Anderson (2006), Jenkins, Green e Ford (2014), Lipovetsky e Serroy (2012), Johnson (2012), Shirky (2011), Scolari (2014), Mattos (2013), Negroponte (1995), Eco (1986), Foucault (2002), Wolton (1996) e McLuhan (1979). A metodologia utilizada foi a Hermenêutica de Profundidade conforme a visão de Thompson (1995), usando como técnica de estruturação da coleta de dados a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e para a análise dos dados a Análise de Discurso Mediada por Computador (CDMA) de Herring (2004). | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | TELEVISÃO | pt_BR |
| Título: dc.title | Binge-Watching como um novo modo de assistir televisão: uma análise comparativa entre o fenômeno em arquivo e em fluxo (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
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| Binge-Watching como um novo modo de assistir televisão.pdf | 4,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643014/1/Binge-Watching como um novo modo de assistir televisão.pdfDownload |
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