DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO EDUCACIONAL PARA VISITA TÉCNICA: UMA PROPOSTA PARA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDutra, Elizandra Pequeno-
Autor(es): dc.contributor.authorMENDONCA, JOAO PAULO DE OLIVEIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Tássio Vinícius-
Autor(es): dc.contributor.authorMaruyama, Gustavo Yoshio-
Autor(es): dc.contributor.authorDiemer, Odair-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-04T13:32:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-04T13:32:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://play.google.com/store/apps/details?id=br.edu.ifms.visita_tecnica_mobile-
identificador: dc.identifier.otherTechVisitApppt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642978-
Resumo: dc.description.abstractOs Institutos Federais têm como objetivo ofertar Educação Profissional e Tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando os indivíduos para atuação profissional nos diversos setores da economia. O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma das modalidades de ensino oferecidas nestas instituições, que utilizam diversas práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Dentre essas, está a realização de visitas técnicas, que oportunizam aos estudantes aliar a teoria com a prática, permitindo uma experiência direta com o mundo do trabalho, além de contribuir com a complementação didático pedagógica das disciplinas. A presente pesquisa teve como objetivo analisar os procedimentos utilizados no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul para promover a realização de visitas técnicas no EMI avaliando assim a percepção dos docentes sobre a realização de visita técnica nos cursos integrados de nível técnico, desenvolvendo um aplicativo educacional para auxiliar em todas as fases da promoção, organização e realização destas visitas sendo que, a da validação deste produto educacional ocorreu com os docentes da instituição. O estudo é de natureza qualitativa e envolveu as seguintes etapas: levantamentos bibliográficos; buscas e leituras não sistemáticas de publicações sobre temas ligados ao desenvolvimento de aplicativos e a realização de visitas técnicas no EMI; percepção dos docentes; aplicação de um questionário em docentes para analisar suas concepções em relação à visita técnica como recurso pedagógico; desenvolvimento do aplicativo educacional descrevendo detalhes sobre a escolha e desenvolvimento do software informativo, bem como a interação estudante /professor /estudante, fornecendo uma lista de empresa/instituição disponíveis para a visitação e a análise do questionário aplicado aos docentes após a utilização do aplicativo. De modo geral, a aplicação do questionário apontou que os docentes compreendem a importância da visita técnica como recurso metodológico, todavia, houve relatos enfatizando que a execução é cansativa e muito trabalhosa. Todos os docentes que responderam ao questionário relataram que um aplicativo educacional poderia auxiliar na organização e realização de uma visita técnica. Em relação ao aplicativo desenvolvido e aplicado, em razão da pandemia causada pelo vírus Covid-19, houve um prejuízo em relação a sua utilização em uma visita real. Porém, a testagem realizada apontou que o aplicativo é interessante e possui funcionalidades que facilitam a execução das visitas técnicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13 mpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeaplicativo móvelpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPROFEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Técnicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subject; Institutos Federaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntegração teoria-práticapt_BR
Título: dc.titleDESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO EDUCACIONAL PARA VISITA TÉCNICA: UMA PROPOSTA PARA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaplicativo móvelpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de Pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Aplicativos Móveis

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons