Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dutra, Elizandra Pequeno | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MENDONCA, JOAO PAULO DE OLIVEIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Tássio Vinícius | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maruyama, Gustavo Yoshio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Diemer, Odair | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-04T13:32:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-04T13:32:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://play.google.com/store/apps/details?id=br.edu.ifms.visita_tecnica_mobile | - |
identificador: dc.identifier.other | TechVisitApp | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642978 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os Institutos Federais têm como objetivo ofertar Educação Profissional e Tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando os indivíduos para atuação profissional nos diversos setores da economia. O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma das modalidades de ensino oferecidas nestas instituições, que utilizam diversas práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Dentre essas, está a realização de visitas técnicas, que oportunizam aos estudantes aliar a teoria com a prática, permitindo uma experiência direta com o mundo do trabalho, além de contribuir com a complementação didático pedagógica das disciplinas. A presente pesquisa teve como objetivo analisar os procedimentos utilizados no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul para promover a realização de visitas técnicas no EMI avaliando assim a percepção dos docentes sobre a realização de visita técnica nos cursos integrados de nível técnico, desenvolvendo um aplicativo educacional para auxiliar em todas as fases da promoção, organização e realização destas visitas sendo que, a da validação deste produto educacional ocorreu com os docentes da instituição. O estudo é de natureza qualitativa e envolveu as seguintes etapas: levantamentos bibliográficos; buscas e leituras não sistemáticas de publicações sobre temas ligados ao desenvolvimento de aplicativos e a realização de visitas técnicas no EMI; percepção dos docentes; aplicação de um questionário em docentes para analisar suas concepções em relação à visita técnica como recurso pedagógico; desenvolvimento do aplicativo educacional descrevendo detalhes sobre a escolha e desenvolvimento do software informativo, bem como a interação estudante /professor /estudante, fornecendo uma lista de empresa/instituição disponíveis para a visitação e a análise do questionário aplicado aos docentes após a utilização do aplicativo. De modo geral, a aplicação do questionário apontou que os docentes compreendem a importância da visita técnica como recurso metodológico, todavia, houve relatos enfatizando que a execução é cansativa e muito trabalhosa. Todos os docentes que responderam ao questionário relataram que um aplicativo educacional poderia auxiliar na organização e realização de uma visita técnica. Em relação ao aplicativo desenvolvido e aplicado, em razão da pandemia causada pelo vírus Covid-19, houve um prejuízo em relação a sua utilização em uma visita real. Porém, a testagem realizada apontou que o aplicativo é interessante e possui funcionalidades que facilitam a execução das visitas técnicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13 m | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | aplicativo móvel | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | PROFEPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Técnico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ferramentas Digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ; Institutos Federais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Integração teoria-prática | pt_BR |
Título: dc.title | DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO EDUCACIONAL PARA VISITA TÉCNICA: UMA PROPOSTA PARA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aplicativo móvel | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Metodologia de Pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aplicativos Móveis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons