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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Raiane Silva dos Santos, Isabelly | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-02T11:28:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-02T11:28:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://editorapantanal.com.br/ebooks.php?ebook_id=uma-abordagem-complexa-da-aprendizagem-de-lingua-inglesa&ebook_ano=2021&ebook_caps=0&ebook_org=0 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642941 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro surgiu como resultado dos estudos conduzidos por mim a partir do ingresso, no ano de 2015, como membro do grupo de pesquisa Aconselhamento na Aprendizagem de Línguas Adicionais em Centros de Auto Acesso em Universidades e do projeto de pesquisa Processos de Aconselhamento na Aprendizagem de Línguas, Autonomia e Motivação na Perspectiva da Complexidade, ambos coordenados pela Profª. Drª. Walkyria Magno e Silva, docente na Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) e no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nesse sentido, o contato com a pesquisa me propiciou grande aprendizado, principalmente em relação ao aprimoramento da escrita acadêmica. Com isso, consegui ampliar as produções científicas: capítulos em livros, artigos publicados em anais de eventos e publicação de resumos simples e expandidos. Além do mais, publiquei artigos em periódicos multidisciplinares de relevância nacional. Na ocasião, eu era discente do curso de graduação em Licenciatura em Letras - Inglês, e tive a oportunidade de atuar como bolsista de iniciação científica (PIBIC/UFPA), desenvolvendo pesquisa sobre aconselhamento linguageiro, emergência e atratores na aprendizagem de língua inglesa. A partir daí, a proximidade entre meus estudos e a Teoria da Complexidade emergiram. Ao longo dos dez capítulos presentes neste livro, são apresentadas evidências que ratificam a possibilidade de associação entre Aquisição de Segunda Língua e Teoria da Complexidade, também chamada de Teoria do Caos, um paradigma que estuda os sistemas adaptativos complexos e as relações estabelecidas entre elementos os quais fazem parte do sistema e interagem de forma interdependente. A Teoria da Complexidade ter como foco os sistemas complexos, que possuem diversos agentes e elementos os quais estão em constante interação. Dentre outras características, eles são considerados dinâmicos, caóticos, imprevisíveis e abertos. Além do mais, sistemas complexos também apresentam fenômenos que contribuem para mudanças na trajetória sistêmica. Dentre eles, é possível citar a beira do caos e o efeito borboleta. Este estudo possui como objetivo principal identificar aspectos da Teoria da Complexidade no aconselhamento linguageiro. Além disso, os objetivos específicos são evidenciar as consequências da beira do caos e do efeito borboleta no sistema complexo em pauta e analisar a influência de agentes no surgimento dessas situações caóticas. Os referenciais teóricos utilizados para concretizar a investigação exposta neste livro incluem autores brasileiros e estrangeiros, tais como Larsen-Freeman (1997), Larsen-Freeman et al. (2008), Paiva et al. (2011), Mynard (2012) e Menezes (2013). Para a condução desta investigação de caráter qualitativo, a qual teve como participante uma aluna do curso de graduação em Letras - Língua Inglesa da UFPA, foi necessário recorrer às sessões de aconselhamento linguageiro, uma prática que visa à promoção da autonomia do estudante de línguas estrangeiras (Mynard, 2012). Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram desenhos, questionários, narrativas de aprendizagem, relatos orais e escritos, gravações de voz, ficha de metas, autoavaliações escritas e o Teste de Estilos de Aprendizagem, desenvolvido por Richard Felder e Barbara Soloman. Ao final do estudo, foi possível perceber que agentes presentes no sistema complexo da aluna contribuíram para o aparecimento da beira do caos e do efeito borboleta. Esses tiveram efeitos positivos e negativos na trajetória de aprendizagem da aconselhada, os quais eram imprevisíveis nas condições iniciais do sistema. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | 1. Língua inglesa – Estudo e ensino. 2. Competência e desempenho | pt_BR |
Título: dc.title | Uma abordagem complexa da aprendizagem de língua inglesa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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