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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Pereira Junior, Antônio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brito de Souza, Gabriela | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes Barroso, Larissa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Lima Ferreira, Nayra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-02T11:02:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-02T11:02:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://editorapantanal.com.br/ebooks.php?ebook_id=a-industria-de-ceramica-o-extrativismo-madeireiro-e-as-queimadas-sob-avaliacao-de-impactos-ambientais&ebook_ano=2021&ebook_caps=1&ebook_org=1 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642939 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A metodologia ativa no contexto da relação ensino-apredizado, apresenta dois personagens que se completam: o aprendiz, educando e/ou discente, que assume o papel de protagonista, e o docente que exerce o papel de “suporte” para ele. Nesse contexto, fez-se uso do estabelecido pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Campus VI, Paragominas, com a Turma de Engenharia Ambiental 2018, turno matutino, na disciplina Avaliação de Impacto Ambiental I. Para que essa produçao acadêmica fosse realizada, utilizou-se: 1) a sala invertida, onde o discente assume a direção certa para a busca do conhecimento, e o docente fornece a base do conteúdo e ele(a) busca aprofundamento sobre o tema, a partir dos diversos canais de pesquisas; 2) Ensino híbrido, já que a primeira parte da disciplina ocorreu com o protocolo do Ensino Remoto Emergêncial (ERE); 3) Argumentação dissertativa-argumentativa onde expuseram as visões acerca do problema-base/situaçãobase: atividade de cerâmica vermelha e fornecimento de energia, bem como apresentar sugestões/soluções que evidenciasem uma melhor atuação desse setor econômico frente aos problemas ambientais por eles identificados. Em cada capítulo os autores pesquisaram acerca da sítuação-base/probema-base envolvido com o conteúdo da disciplina. Vê-se que versões diferem, e as visões particulares deos componentes de cada grupo responsável pelo respectivo capítulo Pensou-se na vertente associativa interdisciplinar apresentada no capítulo 3, onde associcionou-se a supressão vegetal (Engenharia Florestal) com os impacatos ambientais, especialmente na Amazônia Legal. E eis que o resultado final está pronto para o deleite daqueles que se interessam pelo tema contido nesse livro, para acadêmicos dessa IES e de outras que assim o desejarem fazer, e que possamos aplicar cada vez mais a metodologia ativa na relaão ensino-aprendizado e, dessa forma, colaborar mais ativamente com a formação dos futuros engenheiros ambientais e sanitários. Todos nós agradecemos, desde já, sugetões para melhorarmos cada vez mais, nossas atividades acadêmicas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | 1. Cerâmica – Indústria. 2. Desmatamento | pt_BR |
Título: dc.title | A indústria de cerâmica o extrativismo madeireiro e as queimadas sob avaliação de impactos ambientais, | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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