Carnavescola: produção de uma sinopse de carnaval e composição de samba enredo - Uma proposição ao ensino de história.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Alex Costa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-01T20:06:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-01T20:06:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherAlexCostadeOliveira_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642929-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação tem como finalidade discorrer sobre uma sugestão de proposta de pesquisa-ação de ensino de história, apresentada ao curso de Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória-UFPA. Esta tem como objetivo compreender, primeiramente, as manifestações culturais populares do Brasil, tais como o samba e o carnaval, como potencialidades de cunho pedagógico a serem aproveitadas no ensino-aprendizagem dentro de uma sala de aula (mesmo remota) do ensino básico. Para isto, se propõe um processo de pesquisa em duas etapas: a primeira voltada a atingir anseios acadêmicos, e a segunda com finalidades didático-pedagógicas. Neste sentido, o que se pretende é a vinculação dialógica entre os conceitos de memória, identidade coletiva e/ou cultural, consciência histórica e suas representações simbólicas no dia a dia discente, usando como exercício estas potenciais ferramentas ao ensino de história através da produção/construção de uma sinopse de carnaval e de um corpo textual-poético de samba-enredo pelos educandos. A metodologia, também, se desenvolverá tendo como suporte e abordagem as concepções usadas na historiografia, tais quais: História do Tempo Presente, História Local e a História Oral e do uso pedagógico de fontes visuais, virtuais, escritas, sonoras e orais. No que tange à proposta didático-pedagógica, o que se pretende é levar às salas de aula (neste caso, tivemos que recorrer às aulas remotas devido ao contexto epidemiológico-sanitário imposto pela pandemia da covi19, entre os anos de 2020 e 2021) experiências de construção da realidade histórica através do samba e carnaval, especificamente aproximar o corpo discente a estas experiências sociais, culturais, e ainda usar as sinopses e as letras dos sambas de enredo, criadas por estes sujeitos históricos, como fonte de reflexão sobre a consciência histórica analisadas na prática docente pelo professor-pesquisador. Por fim, trazer a importância desta relação “Da rua à sala de aula” como construção de análises e conhecimentos para fins exclusivamente didático-pedagógicos em uma aula de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,34 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Memória; Consciência Histórica; Sinopse de Carnaval; Samba-Enredo.pt_BR
Título: dc.titleCarnavescola: produção de uma sinopse de carnaval e composição de samba enredo - Uma proposição ao ensino de história.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons