Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Alex Costa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-01T20:06:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-01T20:06:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | AlexCostadeOliveira_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642929 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação tem como finalidade discorrer sobre uma sugestão de proposta de pesquisa-ação de ensino de história, apresentada ao curso de Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória-UFPA. Esta tem como objetivo compreender, primeiramente, as manifestações culturais populares do Brasil, tais como o samba e o carnaval, como potencialidades de cunho pedagógico a serem aproveitadas no ensino-aprendizagem dentro de uma sala de aula (mesmo remota) do ensino básico. Para isto, se propõe um processo de pesquisa em duas etapas: a primeira voltada a atingir anseios acadêmicos, e a segunda com finalidades didático-pedagógicas. Neste sentido, o que se pretende é a vinculação dialógica entre os conceitos de memória, identidade coletiva e/ou cultural, consciência histórica e suas representações simbólicas no dia a dia discente, usando como exercício estas potenciais ferramentas ao ensino de história através da produção/construção de uma sinopse de carnaval e de um corpo textual-poético de samba-enredo pelos educandos. A metodologia, também, se desenvolverá tendo como suporte e abordagem as concepções usadas na historiografia, tais quais: História do Tempo Presente, História Local e a História Oral e do uso pedagógico de fontes visuais, virtuais, escritas, sonoras e orais. No que tange à proposta didático-pedagógica, o que se pretende é levar às salas de aula (neste caso, tivemos que recorrer às aulas remotas devido ao contexto epidemiológico-sanitário imposto pela pandemia da covi19, entre os anos de 2020 e 2021) experiências de construção da realidade histórica através do samba e carnaval, especificamente aproximar o corpo discente a estas experiências sociais, culturais, e ainda usar as sinopses e as letras dos sambas de enredo, criadas por estes sujeitos históricos, como fonte de reflexão sobre a consciência histórica analisadas na prática docente pelo professor-pesquisador. Por fim, trazer a importância desta relação “Da rua à sala de aula” como construção de análises e conhecimentos para fins exclusivamente didático-pedagógicos em uma aula de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,34 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Memória; Consciência Histórica; Sinopse de Carnaval; Samba-Enredo. | pt_BR |
Título: dc.title | Carnavescola: produção de uma sinopse de carnaval e composição de samba enredo - Uma proposição ao ensino de história. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
AlexCostadeOliveira_DissertaçãoFinal.pdf | 6,5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642929/2/AlexCostadeOliveira_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons