Era Digiolítica: do jogo digital aos cenários para investigação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande - FURGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMilano, Thomas Bersagui-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-01T18:05:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-01T18:05:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherTHOMAS_produto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642902-
Resumo: dc.description.abstractEsse Produto Educacional, que consiste em um jogo digital, é fruto da dissertação “Educação matemática crítica e os jogos digitais: uma possibilidade de convite aos cenários para investigação”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O jogo digital Era Digiolítica se passa em universo fictício e futurístico, mas que apresenta algumas características que se assemelham com o mundo real. A ideia central é proporcionar elementos que possibilitem um convite aos cenários para investigação, para tanto, tem como pano de fundo a perspectiva da Educação Matemática Crítica, objetivando transitar-se entre diferentes ambientes de aprendizagem. A personificação de papéis, que é viabilizada por meio de jogos do gênero Role-playing game (RPG), pode contribuir para incentivar o desenvolvimento dos alunos de modo que sejam capazes de tomar decisões e assumir posições enquanto sujeitos críticos e ativos na sociedade. Por fim, cabe salientar que a intenção aqui proposta não é determinar como o jogo deve ser utilizado, mas sim descrevê-lo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,8Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCenário para investigaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos digitaispt_BR
Título: dc.titleEra Digiolítica: do jogo digital aos cenários para investigaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPG em Ensino de Ciências Exataspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineNApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons