Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Franciscana e Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lutz, Mauricio Ramos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leivas, José Carlos Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-30T13:55:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-30T13:55:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Abordagens Metodológicas para o Ensino de Geometria | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642816 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho origina-se de um curso oferecido gratuitamente, o qual dá nome, também, ao e-book: “Abordagens Metodológicas para o Ensino de Geometria”. A parceria GEPGEO - IFFar - UFN foi primordial para o sucesso alcançado. O curso foi dividido em quatro módulos, que constituem os capítulos do e-book, sendo que, para cada um deles, há o objetivo específico, como segue: (a) capítulo 1 – “Jogos on-line para o ensino de geometria” - tem o objetivo de revisar conceitos geométricos a partir de imagens mentais expressas por meio de gestos e representações gráficas. As discussões teóricas e práticas voltam-se para dois jogos on-line: o “Geometria em Ação” e o “Gartic”. Ambos são adaptações, para a Geometria, de jogos já existentes. (b) capítulo 2 – “Resolução de problemas em Geometria” - tem por objetivo descrever a experiência realizada no curso de extensão na modalidade a distância, trazendo alguns fundamentos teóricos e atividades que abordam a resolução de problemas geométricos e que podem proporcionar ao professor subsídios para o ensino de Geometria. (c) capítulo 3 – “Investigação de conceitos geométricos a partir de dobraduras” - tem por objetivo apresentar o planejamento, os recursos utilizados e alguns resultados da experiência, trazendo relatos e produções dos professores participantes do curso na reflexão das atividades propostas. (d) capítulo 4 – “Visualização geométrica x Van Hiele” - com base nos níveis de Van Hiele e na habilidade de visualização, tem por objetivo explorar e analisar formas geométricas 2D (bidimensional) e 3D (tridimensional) em representações figurais que podem auxiliar o professor a identificar em qual nível de desenvolvimento em Geometria os alunos se encontram. Esperamos, com este e-book, proporcionar novas aventuras pelo ”mundo geométrico”, lançando sementes pela trajetória formativa daqueles que o vivenciam. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,1 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Documento PDF | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria e Topologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria: ensino e aprendizagem | - |
Título: dc.title | Abordagens Metodológicas para o Ensino de Geometria | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo de Ensino e Pesquisa em Geometria - GEPGEO | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Geometria | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Abordagens Metodológicas para o Ensino de Geometria.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642816/2/Abordagens Metodológicas para o Ensino de Geometria.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons