Abordagens Metodológicas para o Ensino de Geometria

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Franciscana e Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete-
Autor(es): dc.contributor.authorLutz, Mauricio Ramos-
Autor(es): dc.contributor.authorLeivas, José Carlos Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-30T13:55:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-30T13:55:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-21-
identificador: dc.identifier.otherAbordagens Metodológicas para o Ensino de Geometria-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642816-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho origina-se de um curso oferecido gratuitamente, o qual dá nome, também, ao e-book: “Abordagens Metodológicas para o Ensino de Geometria”. A parceria GEPGEO - IFFar - UFN foi primordial para o sucesso alcançado. O curso foi dividido em quatro módulos, que constituem os capítulos do e-book, sendo que, para cada um deles, há o objetivo específico, como segue: (a) capítulo 1 – “Jogos on-line para o ensino de geometria” - tem o objetivo de revisar conceitos geométricos a partir de imagens mentais expressas por meio de gestos e representações gráficas. As discussões teóricas e práticas voltam-se para dois jogos on-line: o “Geometria em Ação” e o “Gartic”. Ambos são adaptações, para a Geometria, de jogos já existentes. (b) capítulo 2 – “Resolução de problemas em Geometria” - tem por objetivo descrever a experiência realizada no curso de extensão na modalidade a distância, trazendo alguns fundamentos teóricos e atividades que abordam a resolução de problemas geométricos e que podem proporcionar ao professor subsídios para o ensino de Geometria. (c) capítulo 3 – “Investigação de conceitos geométricos a partir de dobraduras” - tem por objetivo apresentar o planejamento, os recursos utilizados e alguns resultados da experiência, trazendo relatos e produções dos professores participantes do curso na reflexão das atividades propostas. (d) capítulo 4 – “Visualização geométrica x Van Hiele” - com base nos níveis de Van Hiele e na habilidade de visualização, tem por objetivo explorar e analisar formas geométricas 2D (bidimensional) e 3D (tridimensional) em representações figurais que podem auxiliar o professor a identificar em qual nível de desenvolvimento em Geometria os alunos se encontram. Esperamos, com este e-book, proporcionar novas aventuras pelo ”mundo geométrico”, lançando sementes pela trajetória formativa daqueles que o vivenciam.-
Tamanho: dc.format.extent2,1 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeDocumento PDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria e Topologia-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria: ensino e aprendizagem-
Título: dc.titleAbordagens Metodológicas para o Ensino de Geometria-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseGrupo de Ensino e Pesquisa em Geometria - GEPGEO-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGeometria-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons