Linguagem e Ensino de Ciências e Matemática: Perspectivas de interfaces

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecer-
Autor(es): dc.contributor.authorRauen, Fábio José-
Autor(es): dc.contributor.authorCardoso, Marleide Coan-
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade Filho, Bazilicio Manoel de-
Autor(es): dc.contributor.authorMorini, Lizandra Botton Marion-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-29T17:43:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-29T17:43:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-29-
identificador: dc.identifier.otherLinguagem e Ensino de Ciências e Matemática Perspectivas de interfaces-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642805-
Resumo: dc.description.abstractEsta coletânea deriva direta ou indiretamente dos resultados de pesquisa da linha de pesquisa “Pragmática Cognitiva e Ensino de Matemática e Ciências” do “Grupo de Pesquisa em Pragmática Cognitiva” (GPPC) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). O Grupo de Pesquisa em Pragmática Cognitiva visa a analisar processos comunicativos no contexto da agência humana de um ponto de vista pragmático-cognitivo guiado pela noção teórica de relevância de Dan Sperber e Deirdre Wilson (1986, 1995) e, mais recentemente, pela noção teórica de conciliação de metas de Fábio José Rauen (2014). Envolvendo pesquisadores da UNISUL, UFSC, IFSC, UNIBAVE e SENAC, o grupo apresenta três linhas de pesquisa “Pragmática Cognitiva e Ensino de Matemática e Ciências”, “Pragmática Cognitiva e Pesquisa Acadêmica” e “Pragmática Cognitiva e Processos Interacionais”. Na primeira linha de pesquisa, os trabalhos produziram interfaces com a semiótica de Charles Sanders Peirce (1997) e a teoria de registros de representação semiótica de Raymond Duval (2009, 2011) e provocaram diálogos com pesquisadores brasileiros e franceses. Publicar essa coletânea é, desse modo, fazer confluir essas interfaces relevantes entre os estudos da linguagem e os estudos voltados ao ensino e à aprendizagem de matemática e ciências: uma questão que merece atenção e diligente consideração.-
Tamanho: dc.format.extent7102-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectInterfaces-
Título: dc.titleLinguagem e Ensino de Ciências e Matemática: Perspectivas de interfaces-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons