Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Real Conhecer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rauen, Fábio José | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Marleide Coan | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade Filho, Bazilicio Manoel de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Morini, Lizandra Botton Marion | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-29T17:43:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-29T17:43:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Linguagem e Ensino de Ciências e Matemática Perspectivas de interfaces | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642805 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta coletânea deriva direta ou indiretamente dos resultados de pesquisa da linha de pesquisa “Pragmática Cognitiva e Ensino de Matemática e Ciências” do “Grupo de Pesquisa em Pragmática Cognitiva” (GPPC) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). O Grupo de Pesquisa em Pragmática Cognitiva visa a analisar processos comunicativos no contexto da agência humana de um ponto de vista pragmático-cognitivo guiado pela noção teórica de relevância de Dan Sperber e Deirdre Wilson (1986, 1995) e, mais recentemente, pela noção teórica de conciliação de metas de Fábio José Rauen (2014). Envolvendo pesquisadores da UNISUL, UFSC, IFSC, UNIBAVE e SENAC, o grupo apresenta três linhas de pesquisa “Pragmática Cognitiva e Ensino de Matemática e Ciências”, “Pragmática Cognitiva e Pesquisa Acadêmica” e “Pragmática Cognitiva e Processos Interacionais”. Na primeira linha de pesquisa, os trabalhos produziram interfaces com a semiótica de Charles Sanders Peirce (1997) e a teoria de registros de representação semiótica de Raymond Duval (2009, 2011) e provocaram diálogos com pesquisadores brasileiros e franceses. Publicar essa coletânea é, desse modo, fazer confluir essas interfaces relevantes entre os estudos da linguagem e os estudos voltados ao ensino e à aprendizagem de matemática e ciências: uma questão que merece atenção e diligente consideração. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 7102 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interfaces | - |
Título: dc.title | Linguagem e Ensino de Ciências e Matemática: Perspectivas de interfaces | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons