Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Yukie, Cristina Miyaki | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-29T14:08:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-29T14:08:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-21 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642798 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This study is part of the research project approved by the Ethics Committee of PUCPR, with the title “Internationalizationof the Portuguese language curriculum: the concept of interculturality in the teaching of PFL (Portuguese as a Foreign/Additional Language), CAAE: 45577221.8.0000.0020, PARECER number 4.830.917. In parallel the study is tied to the Research Group Theories and Analysis of Language and Applied Linguistics (CNPQ - PUCPR). This article presents one of the stages of the research, which refers to the historical and social contextualization of the theme, in addition to the didactic presentation of the theoretical assumption that it is based upon. This is a topic of extreme relevance for literacy studies, since the target audience are foreigners in the process of learning the Portuguese language as a foreign/additional language. We present the results of this stage that involves theoretical and methodological investigations on literacy (reading and production of oral and written texts) in PFL, on the Portuguese language discipline and on the valorization of the culture of the immigrants. In language teaching, it is important not to disassociate language and culture, because in the production of meaning there is a relationship with the context and interpretation of the immigrant, which is based on cultural, economic, social, ideological and historical issues. When one learns a language, new perspectives of the world and ourselves are acquired due to contact with new cultures. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | IMMIGRANTS | pt_BR |
Título: dc.title | CURRICULUM AND INTERCULTURALISM IN PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING AS A FOREIGN/ ADDITIONAL LANGUAGE (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CURRICULUM AND INTERCULTURALISM.pdf | 127.21 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642798/1/CURRICULUM AND INTERCULTURALISM.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: