Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Farroupilha | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bettega, Cilene | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Auler, Neiva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-28T19:32:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-28T19:32:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Apresentação do Produto Educacional (1) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642762 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta pedagógica do produto educacional foi estruturada como caderno pedagógico digital, direcionado aos professores. Seu título é “ Será o Fim da Picada, Extinção de Abelhas: Subsídios para uma Proposta Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica”. Na construção do título do produto, optamos por incluir uma problematização que fosse provocativa. Isso se deu ao utilizarmos a expressão “será o fim da picada”, que é popularmente conhecida por se referir a uma situação problemática que aparentemente não tem solução. “O fim da picada”, nesse contexto, tem por finalidade referenciar a possível extinção das abelhas, nos permitindo interrogar se, com isso, será o fim também dos benefícios ecossistêmicos garantidos por seus serviços, será o fim de espécies vegetais, o fim da soberania alimentar, o fim da humanidade? No caderno, consta o planejamento de pelo menos cinco aulas distribuídas em quatro módulos, a saber: a) Módulo I - Mortandade das Abelhas; b) Módulo II - Abelhas e reprodução das Plantas; c) Módulo III - Agro é Pop, Agro é Tech Agro é Tudo; d) Módulo IV - Agroecologia é AGRO; Quanto à dinâmica escolhida para o planejamento das aulas, optamos pela abordagem pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002). Essa escolha se justifica uma vez que a referida dinâmica prioriza a inserção de situações reais ligadas ao contexto do estudante, propiciando a participação efetiva nas atividades, de forma autônoma e que, inclusive, essas atividades só serão desempenhadas se houver esse envolvimento. Assim sendo, tal dinâmica se coaduna com o que acreditamos ser um planejamento condizente com as práticas curriculares que prezam pela construção de conhecimento crítico e libertador. Desta forma, o planejamento se estrutura em: Problematização inicial - momento em que se estimula a exposição de conhecimentos por intermédio da problematização de situações reais e aproximadas do contexto dos estudantes. Esse momento permite ao professor a realização de um diagnóstico baseado no que os estudantes sabem e pensam sobre determinado tema ou situação. Organização do conhecimento - ocorre a estruturação e estudo sistemático dos conhecimentos envolvidos na problematização inicial, permitindo que se estabeleça processo de aprendizagem por intermédio de conhecimentos científicos necessários para melhor compreensão dos temas e das situações. Aplicação do conhecimento - propõe a retomada da problematização inicial de forma que os estudantes possam analisar e interpretar diversas situações referentes ao tema ou situação apresentada durante o processo de aprendizagem. As atividades devem proporcionar que sejam utilizados conhecimentos que o estudante foi se apropriando por interlocução do viés científico. Em conjunto com o planejamento das aulas, compõe o caderno pedagógico digital um material com opções de textos de apoio, vídeos e links para reportagens e artigos na internet, sugestões de avaliação, exemplos de como desenvolver as atividades propostas, sugestões de leituras, entre outras informações. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 17,32 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | abelhas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | extinção | pt_BR |
Título: dc.title | “ Será o Fim da Picada, Extinção de Abelhas: Subsídios para uma Proposta Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Apresentação do Produto Educacional (1).pdf | 16,62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642762/1/Apresentação do Produto Educacional (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: