“ Será o Fim da Picada, Extinção de Abelhas: Subsídios para uma Proposta Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBettega, Cilene-
Autor(es): dc.contributor.authorAuler, Neiva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-28T19:32:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-28T19:32:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-26-
identificador: dc.identifier.otherApresentação do Produto Educacional (1)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642762-
Resumo: dc.description.abstractA proposta pedagógica do produto educacional foi estruturada como caderno pedagógico digital, direcionado aos professores. Seu título é “ Será o Fim da Picada, Extinção de Abelhas: Subsídios para uma Proposta Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica”. Na construção do título do produto, optamos por incluir uma problematização que fosse provocativa. Isso se deu ao utilizarmos a expressão “será o fim da picada”, que é popularmente conhecida por se referir a uma situação problemática que aparentemente não tem solução. “O fim da picada”, nesse contexto, tem por finalidade referenciar a possível extinção das abelhas, nos permitindo interrogar se, com isso, será o fim também dos benefícios ecossistêmicos garantidos por seus serviços, será o fim de espécies vegetais, o fim da soberania alimentar, o fim da humanidade? No caderno, consta o planejamento de pelo menos cinco aulas distribuídas em quatro módulos, a saber: a) Módulo I - Mortandade das Abelhas; b) Módulo II - Abelhas e reprodução das Plantas; c) Módulo III - Agro é Pop, Agro é Tech Agro é Tudo; d) Módulo IV - Agroecologia é AGRO; Quanto à dinâmica escolhida para o planejamento das aulas, optamos pela abordagem pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002). Essa escolha se justifica uma vez que a referida dinâmica prioriza a inserção de situações reais ligadas ao contexto do estudante, propiciando a participação efetiva nas atividades, de forma autônoma e que, inclusive, essas atividades só serão desempenhadas se houver esse envolvimento. Assim sendo, tal dinâmica se coaduna com o que acreditamos ser um planejamento condizente com as práticas curriculares que prezam pela construção de conhecimento crítico e libertador. Desta forma, o planejamento se estrutura em: Problematização inicial - momento em que se estimula a exposição de conhecimentos por intermédio da problematização de situações reais e aproximadas do contexto dos estudantes. Esse momento permite ao professor a realização de um diagnóstico baseado no que os estudantes sabem e pensam sobre determinado tema ou situação. Organização do conhecimento - ocorre a estruturação e estudo sistemático dos conhecimentos envolvidos na problematização inicial, permitindo que se estabeleça processo de aprendizagem por intermédio de conhecimentos científicos necessários para melhor compreensão dos temas e das situações. Aplicação do conhecimento - propõe a retomada da problematização inicial de forma que os estudantes possam analisar e interpretar diversas situações referentes ao tema ou situação apresentada durante o processo de aprendizagem. As atividades devem proporcionar que sejam utilizados conhecimentos que o estudante foi se apropriando por interlocução do viés científico. Em conjunto com o planejamento das aulas, compõe o caderno pedagógico digital um material com opções de textos de apoio, vídeos e links para reportagens e artigos na internet, sugestões de avaliação, exemplos de como desenvolver as atividades propostas, sugestões de leituras, entre outras informações.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent17,32 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectabelhaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectextinçãopt_BR
Título: dc.title“ Será o Fim da Picada, Extinção de Abelhas: Subsídios para uma Proposta Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais