Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Valquíria Magalhães | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José Costa da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Cinthia Cunha Maradei | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-28T14:29:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-28T14:29:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | App Inventor no Ensino da Multiplicação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642760 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Diversas pesquisas tem sido realizadas sobre ensino do componente curricular Matemática, entre essas destacam-se as que são realizadas pela Educação Matemática as quais tem o intuito de melhorar o seu ensino. A Educação matemática de acordo com Rozal et al. (2013) ainda é uma área que está em edificação, porém é um contexto que possui certa independência, pois os estudos realizados nesse campo insuflam um ensino de Matemática contemporâneo e proativo, no qual o aprendiz é colocado como protagonista do processo ensino-aprendizagem . A Educação matemática possui vários campos de pesquisas os quais são: Modelagem Matemática, Resolução de problemas, História da Matemática, Jogos e Materiais Concretos, Etnomatemática e a Informática. Todas essas abordagens propõem modos inovadores de ensino, porém neste material versaremos exclusivamente sobre uso da Informática no ensino- aprendizagem da matemática, pois de acordo com Bacich, Tranzi Neto e Trevizani (2015) os jovens , os adolescentes estão cada vez mais interligados ao uso das tecnologias digitais , o que configura uma geração que institui relações inovadoras com o conhecimento , que , logo , necessitam que haja mudanças na escola. Com um mundo cada vez mais conectado, no qual usam-se aplicativos por meio do celular para praticamente tudo: fazem-se pagamentos, comunicação via redes sociais, usa-se para jogar, para brincar. Em vista de estarmos plugados a um mundo cada vez mais tecnológico, e influenciados pelas metodologias das tendências da Educação matemática, no ensino- aprendizagem da matemática, apresentamos neste material a introdução ao mundo mágico dos aplicativos para celulares, a fim de apresentarmos esse universo, trabalharemos o objeto matemático Multiplicação com números naturais por meio do software MIT App Inventor. O trabalho desenvolvido apresenta uma proposta de atividades para o ensino- aprendizagem sobre a operação Multiplicação de Números Naturais para alunos do 6º ano, com o objetivo geral de tecer uma reflexão e contribuir com o ensino da operação de Multiplicação de Números Naturais concomitante ao ensino da linguagem algébrica e o uso de tecnologias digitais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1282 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Software App Inventor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Multiplicação de Números Naturais | pt_BR |
Título: dc.title | App Inventor no Ensino da Multiplicação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
livreto - valquíria- app inventor.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642760/1/livreto - valquíria- app inventor.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: