App Inventor no Ensino da Multiplicação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Valquíria Magalhães-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José Costa da-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-28T14:29:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-28T14:29:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-28-
identificador: dc.identifier.otherApp Inventor no Ensino da Multiplicaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642760-
Resumo: dc.description.abstractDiversas pesquisas tem sido realizadas sobre ensino do componente curricular Matemática, entre essas destacam-se as que são realizadas pela Educação Matemática as quais tem o intuito de melhorar o seu ensino. A Educação matemática de acordo com Rozal et al. (2013) ainda é uma área que está em edificação, porém é um contexto que possui certa independência, pois os estudos realizados nesse campo insuflam um ensino de Matemática contemporâneo e proativo, no qual o aprendiz é colocado como protagonista do processo ensino-aprendizagem . A Educação matemática possui vários campos de pesquisas os quais são: Modelagem Matemática, Resolução de problemas, História da Matemática, Jogos e Materiais Concretos, Etnomatemática e a Informática. Todas essas abordagens propõem modos inovadores de ensino, porém neste material versaremos exclusivamente sobre uso da Informática no ensino- aprendizagem da matemática, pois de acordo com Bacich, Tranzi Neto e Trevizani (2015) os jovens , os adolescentes estão cada vez mais interligados ao uso das tecnologias digitais , o que configura uma geração que institui relações inovadoras com o conhecimento , que , logo , necessitam que haja mudanças na escola. Com um mundo cada vez mais conectado, no qual usam-se aplicativos por meio do celular para praticamente tudo: fazem-se pagamentos, comunicação via redes sociais, usa-se para jogar, para brincar. Em vista de estarmos plugados a um mundo cada vez mais tecnológico, e influenciados pelas metodologias das tendências da Educação matemática, no ensino- aprendizagem da matemática, apresentamos neste material a introdução ao mundo mágico dos aplicativos para celulares, a fim de apresentarmos esse universo, trabalharemos o objeto matemático Multiplicação com números naturais por meio do software MIT App Inventor. O trabalho desenvolvido apresenta uma proposta de atividades para o ensino- aprendizagem sobre a operação Multiplicação de Números Naturais para alunos do 6º ano, com o objetivo geral de tecer uma reflexão e contribuir com o ensino da operação de Multiplicação de Números Naturais concomitante ao ensino da linguagem algébrica e o uso de tecnologias digitais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1282pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Atividadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoftware App Inventorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMultiplicação de Números Naturaispt_BR
Título: dc.titleApp Inventor no Ensino da Multiplicaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCurso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais