Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFMS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Geni Ester Boschetti da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CORRÊA, ANDERSON MARTINS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-27T23:17:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-27T23:17:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | O JOGO DE XADREZ: Possibilidades Pedagógicas para Práticas Interdisciplinares | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642732 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este E-book é um Produto Educacional que faz parte da pesquisa intitulada “XEQUE MATE! Potencialidades Pedagógicas da Utilização do Jogo de Xadrez no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em uma Perspectiva Interdisciplinar” desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O conteúdo presente neste E-book foi elaborado conforme os resultados da referida pesquisa, que tem o jogo de xadrez como objeto investigativo. Temos a intenção de que ele seja um material de apoio para os professores que desejam utilizar o xadrez como um recurso pedagógico no contexto escolar. Organizamos o conteúdo da seguinte forma: primeiramente fazemos uma breve contextualização do xadrez na história como possibilidade de ser articulado a área de Humanas; em seguida, abordamos o xadrez integrado a áreas de Linguagem e de Exatas; prosseguimos apontando possibilidades para a confecção do jogo de xadrez; por último, abordamos as regras do jogo de xadrez e o sistema de notação de uma partida do referido jogo. Para fins de organização, os conteúdos que podem ser trabalhados com o xadrez como recurso estão separados por áreas do conhecimento, entretanto, esperamos que este E-book forneça subsídios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas com o jogo de xadrez em uma perspectiva interdisciplinar. Assim, esperamos que este material possa contribuir e dar suporte à utilização e inserção do jogo de xadrez como um recurso pedagógico de auxílio no ensino aprendizagem de conteúdos disciplinares. Este material é direcionado para aqueles que têm interesse em utilizar as diversas possibilidades do jogo de xadrez no contexto educacional, bem como para aqueles que buscam novos recursos e estratégias pedagógicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 20,5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Integração Curricular. Interdisciplinaridade. Jogo de xadrez | pt_BR |
Título: dc.title | O JOGO DE XADREZ: Possibilidades Pedagógicas para Práticas Interdisciplinares. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons