Práticas educativas em educação profissional e tecnológica (Atena Editora)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Rosa Amélia Pereira da-
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Veruska Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorSilvano, Débora Leite-
Autor(es): dc.contributor.authorSalviano, Marcelo de Faria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-27T20:44:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-27T20:44:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-25-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642719-
Resumo: dc.description.abstractEste livro é o resultado de um trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT. O ProfEPT surge, em 2017, a partir do reconhecimento da necessidade de aperfeiçoar as práticas educativas e a gestão escolar vinculadas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Em 2008, a Lei nº 11.892 institucionalizou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), composta por 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), o Colégio Pedro II (CPII), 24 Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O Instituto Federal de Brasília (IFB) faz parte da Rede Federal e, em 2018, passou a ofertar o ProfEPT como Instituição Associada (IA) no campus Brasília. Considerando o objetivo geral do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, que é proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando tanto à produção de conhecimento como ao desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado, as organizadoras e o organizador deste livro, responsáveis pela disciplina Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, propuseram à primeira turma do IFB a elaboração de sequências didáticas voltadas para a EPT como produtos educacionais. Nesta obra, como resultado dessa primeira experiência, encontram-se seis sequências didáticas desenvolvidas por mestrandas e mestrandos do primeiro semestre de 2019. A elaboração dessas sequências, que buscam integrar os saberes inerentes ao mundo do trabalho ao conhecimento sistematizado, envolveu trabalho de pesquisa científica. Elas trazem contribuições para a prática profissional de professores da EPT, que, com base nessa leitura, podem conhecer propostas de planejamento de atividades articuladas e elaboradas para essa modalidade de ensino, bem como adequá-las e aplicá-las em seu contexto de atuação. Boa leitura e bons estudos!pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnológicapt_BR
Título: dc.titlePráticas educativas em educação profissional e tecnológica (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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