Práticas de lazer e ensino: um estudo com os professores da rede estadual do Tocantins

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantins - UFTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Bárbara Carvalho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-27T18:57:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-27T18:57:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-25-
identificador: dc.identifier.otherBárbara Carvalho de Araújo - Dissertação.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642701-
Resumo: dc.description.abstractO lazer enquanto uma prática fundamental apresenta intrinsecamente tanto valor quanto qualquer outro aspecto da vida humana, sendo foco constante de vivências, pesquisas e intervenções. Historicamente, os profissionais da Educação sempre foram sobrecarregados com duplas ou triplas jornadas de trabalho, sendo que muitos acabam deixando de lado as práticas do lazer. Desse modo, este estudo tem como objetivo mapear as práticas de lazer dos Professores de Educação Física da Rede Estadual na cidade de Tocantinópolis, município situado no interior do Tocantins. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa, por meio da pesquisa ação. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista estruturada utilizando como instrumento o questionário aplicado via webconferência, de acordo com as diretrizes de distanciamento social, os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva. A coleta destes ocorreu nos meses de setembro de outubro de 2020 com nove docentes que se enquadraram nos critérios de inclusão da pesquisa. A organização estrutural desta dissertação foi dividida em capítulos, a primeira parte corresponde ao projeto de pesquisa e na sequência produzimos três artigos, sendo o primeiro intitulado “Abordagens sobre o lazer na literatura: uma revisão na base de dados da Licere”. O segundo artigo sob o título “Práticas de lazer dos professores de educação física da rede estadual de ensino” e o terceiro e artigo “Construindo caminhos para práticas de lazer dos professores da rede pública de ensino”. Acreditamos por meio desta dissertação que profissional que realiza atividades de lazer consegue executar o exercício profissional de forma prazerosa e com excelência. Logo, em decorrência de uma exaustiva jornada de trabalho, professores, na maioria das vezes, deixam as atividades de lazer de lado, levando a um cansaço físico e emocional, podendo comprometer a qualidade de vida e o fazer docente. Á vista disso, o conhecimento de práticas de lazer é extremamente importante nos espaços escolares, dando atenção aos professores e demais profissionais da educação. Como produto da dissertação foi criado material educativo moldado por meio da reflexão das respostas coletadas e pelas sugestões de professores para corresponder ao direito de vivenciar o lazer revestindo-se de uma importância primordial por possibilitar benefícios significativos na vida destes profissionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.52 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLazerpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessores da Educação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeisurept_BR
Palavras-chave: dc.subjectBasic Education Teacherspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPhysical Educationpt_BR
Título: dc.titlePráticas de lazer e ensino: um estudo com os professores da rede estadual do Tocantinspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado de Ensino em Ciência e Saúdept_BR
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