A percepção dos residentes sobre a formação com metodologias ativas de ensino e aprendizagem em residências multiprofissionais em saúde

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantins - UFTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Marcos Fabiano Monteiro da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-27T18:52:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-27T18:52:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-08-
identificador: dc.identifier.otherMarcos Fabiano Monteiro da Costa - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642700-
Resumo: dc.description.abstractNa busca em formar sujeitos com visão ampliada de saúde, ativos e comprometidos com a transformação da realidade, faz-se necessárias novas formas de organizar e produzir conhecimento, como por exemplo, na parceria da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas com o Centro Universitário Luterano de Palmas, que passaram a desenvolver os Cursos de Pós Graduação Lato Sensu na modalidade de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), tendo como característica inovadora o uso de metodologias ativas. Teve como objetivo analisar a percepção dos residentes sobre a formação em metodologias ativas de ensino e aprendizagem nas RMS realizadas pela FESP/CEULP. Utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa transversal, de cunho exploratório. Para análise dos dados optou-se pelo método analítico descritivo, a partir da análise da percepção dos residentes sobre o uso das metodologias ativas nas RMS. Destaca-se que a proposta pedagógica inovadora dos programas de RMS da FESP/CEULP é o ponto de partida para a formação de novos profissionais de saúde e abre possibilidades de mudanças nessa prática profissional. Ainda que se observem avanços, há necessidade de rever a prática no desenvolvimento das metodologias ativas de ensino e aprendizagem nas RMS, necessitando ser melhor trabalhada a organização curricular por competência, a participação coletiva, dialogada, corresponsabilidades, capacitação dos profissionais do serviço e resgatar uma articulação estreita entre ensino e serviço, envolvendo todos os sujeitos interligados no processo para a implementação de mudanças consistentes no perfil de um profissional autônomo, crítico-reflexivo, capaz de construir uma aprendizagem significativa e reconstruir sua prática, alinhando-a à atual política do SUS. Há necessidade de investigações juntos aos tutores e preceptores para traçar estratégias e caminhos mais consistentes para a implementação das metodologias de ensino e aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent711.5 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino em Saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectResidência Multiprofissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectActive Methodologiespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHealth Teachingpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMultiprofessional Residencept_BR
Título: dc.titleA percepção dos residentes sobre a formação com metodologias ativas de ensino e aprendizagem em residências multiprofissionais em saúdept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado de Ensino em Ciência e Saúdept_BR
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