
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins - UFT | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Marcos Fabiano Monteiro da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-27T18:52:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-27T18:52:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Marcos Fabiano Monteiro da Costa - Dissertação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642700 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Na busca em formar sujeitos com visão ampliada de saúde, ativos e comprometidos com a transformação da realidade, faz-se necessárias novas formas de organizar e produzir conhecimento, como por exemplo, na parceria da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas com o Centro Universitário Luterano de Palmas, que passaram a desenvolver os Cursos de Pós Graduação Lato Sensu na modalidade de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), tendo como característica inovadora o uso de metodologias ativas. Teve como objetivo analisar a percepção dos residentes sobre a formação em metodologias ativas de ensino e aprendizagem nas RMS realizadas pela FESP/CEULP. Utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa transversal, de cunho exploratório. Para análise dos dados optou-se pelo método analítico descritivo, a partir da análise da percepção dos residentes sobre o uso das metodologias ativas nas RMS. Destaca-se que a proposta pedagógica inovadora dos programas de RMS da FESP/CEULP é o ponto de partida para a formação de novos profissionais de saúde e abre possibilidades de mudanças nessa prática profissional. Ainda que se observem avanços, há necessidade de rever a prática no desenvolvimento das metodologias ativas de ensino e aprendizagem nas RMS, necessitando ser melhor trabalhada a organização curricular por competência, a participação coletiva, dialogada, corresponsabilidades, capacitação dos profissionais do serviço e resgatar uma articulação estreita entre ensino e serviço, envolvendo todos os sujeitos interligados no processo para a implementação de mudanças consistentes no perfil de um profissional autônomo, crítico-reflexivo, capaz de construir uma aprendizagem significativa e reconstruir sua prática, alinhando-a à atual política do SUS. Há necessidade de investigações juntos aos tutores e preceptores para traçar estratégias e caminhos mais consistentes para a implementação das metodologias de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 711.5 kB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino em Saúde | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Multiprofissional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Active Methodologies | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Health Teaching | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiprofessional Residence | pt_BR |
| Título: dc.title | A percepção dos residentes sobre a formação com metodologias ativas de ensino e aprendizagem em residências multiprofissionais em saúde | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado de Ensino em Ciência e Saúde | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Marcos Fabiano Monteiro da Costa - Dissertação.pdf | 711,5 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642700/2/Marcos Fabiano Monteiro da Costa - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons