DESENVOLVIMENTO DO JOGO EDUCATIVO FATOOUFAKE.ME: A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO MIDIÁTICO PARA COMBATER A DESINFORMAÇÃO E PROMOVER A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E CIDADÃ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Baianopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Luana Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-27T18:15:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-27T18:15:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-27-
identificador: dc.identifier.otherDESENVOLVIMENTO DO JOGO EDUCATIVO FATOOUFAKE.ME: A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO MIDIÁTICO PARA COMBATER A DESINFORMAÇÃO E PROMOVER A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E CIDADÃpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642698-
Resumo: dc.description.abstractAs desinformações, popularmente conhecidas como fake news, ganharam notoriedade a partir de 2016, não só por seu impacto político, mas por sua influência em diversos aspectos sociais, tais como saúde e meio ambiente. As desinformações possuem a capacidade de enviesar a percepção da realidade, afetando negativamente a vida pessoal e/ou profissional dos sujeitos, podendo levá-los a fazerem escolhas equivocadas. A educação midiática apresenta-se como uma das possíveis soluções para esse problema, pois incentiva o uso e a interpretação crítica das informações disponíveis nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Dentro desse contexto, desenvolveu-se uma pesquisa com a finalidade de elaborar um jogo educativo que aborda tais questões de forma reflexiva e oportuniza o letramento midiático dos estudantes e professores do IF Baiano, Campus Catu. As pesquisas teóricas subsidiaram a criação do jogo online (www.fatooufake.me), desenvolvido sobre a plataforma Microsoft.Net Core 3.1, em formato de site responsivo. Após a publicação do jogo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio da aplicação de um questionário com perguntas de resposta aberta. Os resultados da pesquisa apontam para a capacidade do jogo em promover o letramento midiático e demonstram o seu potencial educativo, principalmente no desenvolvimento cidadãos e profissionais mais críticos. Além disso, notou-se que o jogo pode servir como uma ferramenta de coleta de dados. Com a finalidade de incentivar o uso do jogo e apresentar a sua aplicação para os educadores, essa pesquisa, também, resultou em uma Sequência Didática (SD) para um curso on-line que aborda a Educação Midiática e em um Manual de usopt_BR
Tamanho: dc.format.extent13MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento midiáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdesinformaçãopt_BR
Título: dc.titleDESENVOLVIMENTO DO JOGO EDUCATIVO FATOOUFAKE.ME: A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO MIDIÁTICO PARA COMBATER A DESINFORMAÇÃO E PROMOVER A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E CIDADÃpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTpt_BR
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