BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE HISTÓRIA: contribuições para uma formação cidadã

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorWalter, Luciana Siqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-27T12:54:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-27T12:54:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherBASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE HISTÓRIA: contribuições para uma formação cidadãpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642685-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a formação cidadã e o ensino de história no ensino médio e tem como objetivo analisar o conceito de cidadania utilizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio e produzir um caderno de propostas metodológicas para as aulas história nessa etapa. Como fundamentação teórica, contextualizamos o debate sobre políticas de currículo, assim como sobre as disputas políticas e, consequentemente, culturais dos projetos de sociedade. Assim como os apontamentos sobre a apropriação dos termos democráticos para o projeto neoliberal através de uma confluência perversa e com a análise da política educacional sobre o movimento de empresariamento da educação. Para isso, utilizamos como procedimentos metodológicos a coleta de dados dos documentos curriculares a serem analisados e, posteriormente, a análise de conteúdo do conceito de cidadania na BNCC do Ensino Médio, área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Como resultado das análises feitas e da discussão orientada pela questão “como o ensino de história pode contribuir para a formação cidadã?”, apresentamos nosso conceito de cidadania, atrelado ao de democracia participativa e à relação da história com a formação do cidadão, para além do exercício do voto. Da análise da BNCC, pudemos compreender a utilização de cidadania dissociada do seu aspecto politizador e coletivo. Propusemos, também, outra concepção sobre democracia e cidadania, baseada em processos coletivos. O ensino de história deve estar comprometido com a formação cidadã, com a democracia participativa, com a implicação dos sujeitos na construção da História. Para tanto, produzimos um caderno de propostas metodológicas intitulado “Trabalhando democracia nas aulas de história do ensino médio: propostas metodológicas” no qual o professor/professora poderá basear o seu trabalho ao discutir o conceito de democracia nas aulas de história do ensino médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas de Currículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Cidadãpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCaderno de Propostas Metodológicaspt_BR
Título: dc.titleBASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE HISTÓRIA: contribuições para uma formação cidadãpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
LUCIANA SIQUEIRA WALTER - PROFHISTÓRIA UFPE.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 20216,06 MBAdobe PDF/bitstream/capes/642685/1/LUCIANA SIQUEIRA WALTER - PROFHISTÓRIA UFPE.pdfDownload