Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Walter, Luciana Siqueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-27T12:54:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-27T12:54:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE HISTÓRIA: contribuições para uma formação cidadã | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642685 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema a formação cidadã e o ensino de história no ensino médio e tem como objetivo analisar o conceito de cidadania utilizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio e produzir um caderno de propostas metodológicas para as aulas história nessa etapa. Como fundamentação teórica, contextualizamos o debate sobre políticas de currículo, assim como sobre as disputas políticas e, consequentemente, culturais dos projetos de sociedade. Assim como os apontamentos sobre a apropriação dos termos democráticos para o projeto neoliberal através de uma confluência perversa e com a análise da política educacional sobre o movimento de empresariamento da educação. Para isso, utilizamos como procedimentos metodológicos a coleta de dados dos documentos curriculares a serem analisados e, posteriormente, a análise de conteúdo do conceito de cidadania na BNCC do Ensino Médio, área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Como resultado das análises feitas e da discussão orientada pela questão “como o ensino de história pode contribuir para a formação cidadã?”, apresentamos nosso conceito de cidadania, atrelado ao de democracia participativa e à relação da história com a formação do cidadão, para além do exercício do voto. Da análise da BNCC, pudemos compreender a utilização de cidadania dissociada do seu aspecto politizador e coletivo. Propusemos, também, outra concepção sobre democracia e cidadania, baseada em processos coletivos. O ensino de história deve estar comprometido com a formação cidadã, com a democracia participativa, com a implicação dos sujeitos na construção da História. Para tanto, produzimos um caderno de propostas metodológicas intitulado “Trabalhando democracia nas aulas de história do ensino médio: propostas metodológicas” no qual o professor/professora poderá basear o seu trabalho ao discutir o conceito de democracia nas aulas de história do ensino médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas de Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Cidadã | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Caderno de Propostas Metodológicas | pt_BR |
Título: dc.title | BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE HISTÓRIA: contribuições para uma formação cidadã | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LUCIANA SIQUEIRA WALTER - PROFHISTÓRIA UFPE.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2021 | 6,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642685/1/LUCIANA SIQUEIRA WALTER - PROFHISTÓRIA UFPE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: