Diário de bordo: eu, o mundo e meu projeto de vida

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoura, Flaviana Silva Costa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-27T11:49:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-27T11:49:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherDiário de bordo: eu, o mundo e meu projeto de vidapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642680-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT – que teve por objetivo investigar as contribuições da aplicação de uma sequência didática interativa (SDI) com o tema projeto de vida para a formação humana integral de estudantes da primeira série do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins - IFTO. Na materialização da SDI, desenvolveu-se o produto educacional denominado “Diário de bordo: eu, o mundo e meu projeto de vida”, como forma de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais humano, considerando o jovem não só no seu aspecto cognitivo, mas também pessoal e social, tendo como estratégia o processo de criação de projetos de vida. A fundamentação tem como referências teóricas Zabala (1998), Oliveira (2013), Frankl (2020), Damon (2009), Dayrell e Carrano (2014), além de autores como Gramsci (1982), Moura (2013) eCiavatta (2005). Portanto, o objetivo do presente trabalho é incentivar o autoconhecimento com o intuito de que os jovens reflitam sobre os próprios sonhos, sejam eles profissionais ou não. Oportunizam-se, com isso, momentos de escuta desses jovens a fim de conhecer mais sobre os sujeitos reais que frequentam o ensino médio. À vista disso, nesta sequência didática interativa pretende-se trabalhar o tema projeto de vida, enfatizando a valorização dos conhecimentos prévios, na abordagem de temas como identidade, valores, responsabilidade social e competências para o Século XXIpt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de vida. Formação humana integral. Juventudespt_BR
Título: dc.titleDiário de bordo: eu, o mundo e meu projeto de vidapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons