Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moura, Flaviana Silva Costa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-27T11:49:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-27T11:49:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Diário de bordo: eu, o mundo e meu projeto de vida | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642680 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT – que teve por objetivo investigar as contribuições da aplicação de uma sequência didática interativa (SDI) com o tema projeto de vida para a formação humana integral de estudantes da primeira série do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins - IFTO. Na materialização da SDI, desenvolveu-se o produto educacional denominado “Diário de bordo: eu, o mundo e meu projeto de vida”, como forma de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais humano, considerando o jovem não só no seu aspecto cognitivo, mas também pessoal e social, tendo como estratégia o processo de criação de projetos de vida. A fundamentação tem como referências teóricas Zabala (1998), Oliveira (2013), Frankl (2020), Damon (2009), Dayrell e Carrano (2014), além de autores como Gramsci (1982), Moura (2013) eCiavatta (2005). Portanto, o objetivo do presente trabalho é incentivar o autoconhecimento com o intuito de que os jovens reflitam sobre os próprios sonhos, sejam eles profissionais ou não. Oportunizam-se, com isso, momentos de escuta desses jovens a fim de conhecer mais sobre os sujeitos reais que frequentam o ensino médio. À vista disso, nesta sequência didática interativa pretende-se trabalhar o tema projeto de vida, enfatizando a valorização dos conhecimentos prévios, na abordagem de temas como identidade, valores, responsabilidade social e competências para o Século XXI | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de vida. Formação humana integral. Juventudes | pt_BR |
Título: dc.title | Diário de bordo: eu, o mundo e meu projeto de vida | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Diário de bordo eu, o mundo e meu projeto de vida.pdf | Diário de bordo eu, o mundo e meu projeto de vida | 8,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642680/2/Diário de bordo eu, o mundo e meu projeto de vida.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons