Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFAC | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, FRANCISCO HÉLITON DO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PLESE, LUIS PEDRO DE MELO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-26T18:47:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-26T18:47:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual aplicado ao ensino Francissco Héliton.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642676 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Projeto de criação de curso de Formação Inicial e Continuada (PCC/FIC) é o produto educacional da pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do professor Mestre Francisco Héliton do nascimento, que teve como orientador o professor Doutor Luís Pedro de Melo Plese. Este documento contempla o Projeto Pedagógico de Curso de Formação Inicial e Continuada em "Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência Visual Aplicada ao Ensino" do IFAC Campus Rio Branco, com carga-horária de 180 horas, a ser executado em dez meses na modalidade semipresencial. A experiência com a pesquisa-ação por ocasião da oferta da disciplina, que leva o mesmo nome no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, contribuiu para a formatação deste curso. São conteúdos que foram resultados da pesquisa teórica (NASCIMENTO; TAMBURINI; PLESE, 2021; NASCIMENTO; PLESE, 2021; NASCIMENTO; PLESE; FERREIRA, 2021, no prelo) que fundamentou a pesquisaação, realizada com a ministração e aperfeiçoamento da referida disciplina, e que teve bom aproveitamento pelos licenciandos, bem como, apresentou excelente avaliação por parte dos participantes, sendo recomendada por todos ao final. O tempo diminuto para sua execução indicou a necessidade de desenvolver um curso com carga horária maior. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1.605 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologia assistiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | produto educacional | - |
Título: dc.title | Projeto de Criação do curso Tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual aplicada ao ensino: novas concepções para professores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de mestrado profissional em educação profissional e tecnológica - ProfEPT | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Formação de professores | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual aplilcado ao ensino Francissco Héliton.pdf | Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência visual aplicado ao ensino Francisco Héliton | 1,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642676/2/Tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual aplilcado ao ensino Francissco Héliton.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons